De Olho na Validade
A CAMPANHA
A Campanha “DE OLHO NA VALIDADE” é uma Medida Compensatória de curto prazo, proposta pela AMIS e o Procon Estadual de Minas Gerais, que entrou em vigor a partir do dia 02 de julho de 2012 e consiste em disponibilizar ao consumidor, no caso de ser encontrado o produto com prazo de validade vencido – de forma gratuita – na mesma oportunidade e loja em que se encontra o consumidor, outro produto igual, antes de efetuar o pagamento.
Com o objetivo de encontrar mecanismos de maior controle para a questão dos produtos com prazo de validade vencido, que ainda são encontrados nas gôndolas dos supermercados, a AMIS buscou junto ao órgão de defesa do consumidor avançar em discussões que resultassem em ações favoráveis ao cliente final e que trouxessem melhorias na prestação de serviços.
A proposta deve trazer benefícios à população na medida em que, além de trazer uma compensação imediata, incentiva uma atenção maior do prazo de validade, não só pelo fornecedor, que arcará com o fornecimento gratuito, mas também pelo consumidor que será estimulado a observar a informação do prazo de validade.
IMPORTANTE
Os produtos vencidos vendidos e que não foram informados imediatamente após o registro e pagamento no PDV, serão tratados como troca, conforme procedimento já existente e conforme o Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, a loja procede apenas à substituição do produto.
ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
Qualquer colaborador da loja que for abordado por um consumidor, informando que encontrou um produto com prazo de validade vencido deve encaminhá-lo imediatamente para o Gerente ou responsável pela loja, para que sejam tomadas as devidas providências.