História do Setor Supermercadista
O setor supermercadista em Minas Gerais nasceu em 10 de janeiro de 1958, com a inauguração do Supermercado Serv-Bem, em Belo Horizonte. Ele foi o pioneiro no estado, com 100% autosserviço em Minas Gerais que se tem notícia, disponibilizando para o consumidor até um "delivery". Um concorrente seria aberto somente no final daquele ano. Ou seja, em 1958, a Capital tinha duas lojas de supermercados!
Somente a partir de 1960 um número maior de lojas supermercadistas começou a surgir na Capital e em algumas cidades de maior porte do interior. O sistema de varejo de alimentos que liderava o mercado era o de mercearias. Nele o cliente solicitava a um atendente no balcão os itens de sua lista de compras. O autosserviço, por meio dos supermercados, assumia então a liderança do varejo em Minas.
Nas décadas que se sucederam, os supermercados se expandiram ainda mais no País, passando a incluir seções como, por exemplo, padaria, açougue e restaurante. Novos formatos de loja também surgiram ao longo das décadas, como os hipermercados, os supermercados gourmet e os atacarejos. Foram décadas também de contribuição do setor à luta contra a inflação, que somente foi domada em 1994, com o Plano Real.
Somente em 1967 pode-se dizer que o número de lojas supermercadistas superou o de mercearias. Este fenômeno ocorreu também na maioria dos estados brasileiros, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, levando à criação da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em 1968.