Amanda Pinto, de 29 anos, foi a ganhadora brasileira do prêmio de “inventora do ano 2020”, concedido pela revista MIT Technology Review, do conceituado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. Amanda é fundadora da N.Ovo, uma foodtech especializada em produtos “plant-based” que substituem ovos em todos os seus usos na alimentação humana.
A premiação, que ocorreu em dezembro de 2020, reconhece o trabalho de 35 “Inovadores com menos de 35 anos”, e, dentre esses, outras cinco categorias, incluindo a de inventor do ano, em que a brasileira foi homenageada. “O N.Ovo foi o primeiro produto de footech dessa nova geração a chegar ao Brasil”, disse ela.
A N.Ovo é uma spin-off do braço de inovação do Grupo Mantiqueira, maior produtor de ovos da América do Sul, fundado pelo pai de Amanda, Leandro Pinto. Hoje, a empresa emprega mais de 2,1 mil colaboradores e tem unidades em Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. A sede fica em Itanhanhu, no Sul de Minas e a da foodtech fica na capital paulista.
A verdade é que muito à frente do horizonte de servir de substituto para o ovo, a invenção de Amanda vislumbra menos danos à natureza e mais acesso aos alimentos por todas as pessoas.
Em 2017, ouviu falar sobre as startups do Vale do Silício, que estavam fazendo produtos a base de vegetal para substituir os de origem animal. De imediato, ela se interessou. “Pensei, nossa! Parece uma solução realmente genial, e fui buscar mais informação”, revela. “Uma dieta rica em planta é algo que todo mundo tem que ter em mente, por causa da sustentabilidade e do aquecimento global”.
O resultado é que hoje a food tech já tem em seu portfólio: N.Ovo Receitas, que substitui o ovo em receitas diversas, o N. Ovo Mexido, que substitui, omelete e ovos mexidos, e três sabores de maionese.
A matéria completa sobre a premiação, com informações de comercialização no ponto de venda está na próxima edição, a 291, da revista GÔNDOLA
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05