Buscando ampliar seu leque de parcerias inovadoras, a Tetra Pak iniciou um programa de aceleração de startups com foco no desenvolvimento de novos produtos para a indústria de alimentos e bebidas. O projeto, que receberá R$ 4,5 milhões em investimentos, é o primeiro do tipo organizado pela companhia no Brasil e no mundo. No futuro, a ideia é replicá-lo em outros mercados onde a multinacional de origem sueca também atua.
Estreitar laços com startups em produtos inovadores faz parte da estratégia da Tetra Pak de diversificar seu portfólio além das categorias tradicionalmente atendidas pelas embalagens cartonadas, como leite de origem animal, sucos e néctares -as chamadas longa vida. No Brasil, segundo maior mercado mundial para a companhia, as categorias chamadas de “Beyond the Core” vêm aumentando sua participação nas vendas totais, e hoje representam cerca de 45% - em 2014, a fatia era de 34%.
De acordo com o diretor de vendas da Tetra Pak Brasil, Cássio Simões, o programa de aceleração de startups é novidade apenas formalmente, uma vez que trabalhar com inovação e pequenos fabricantes está "no DNA" da companhia desde sua fundação, há quase 70 anos.
A ideia da iniciativa, afirma o executivo, é organizar e estruturar melhor esse trabalho já realizado junto a startups, ajudando-as nas etapas de idealização de novos produtos, testes de formulação, prototipagem e branding. Para isso, o projeto, batizado de “Start Up Tetra Pak”, contará também com a participação da Plug & Play, aceleradora fundada no Vale do Silício. No futuro, a ideia é que o programa também tenha um parceiro do varejo para viabilizar a comercialização dos produtos, fechando toda a cadeia de criação até a mesa dos consumidores.
Estão na mira da Tetra Pak principalmente projetos que se destaquem na sua formulação ou que entreguem algum diferencial ao consumidor, acompanhando as tendências globais da indústria. São exemplos alimentos e bebidas com alto valor nutricional, ricos em proteínas, e também os “plant-based” (à base de plantas).
“A indústria vem se tornando ultra segmentada e o consumidor ocupa o lugar de protagonista, direcionando as decisões e estratégias de inovação das empresas. Buscamos startups que sejam capazes de entender os consumidores e suas necessidades”, afirma o gerente de marketing da companhia, Ricardo Martin.
As startups selecionadas utilizarão a estrutura do Centro de Inovação ao Cliente (CIC) da Tetra Pak, localizado em Monte Mor (SP). Inaugurado em 2017, o CIC é resultado de investimentos de € 10 milhões e está equipado com todo o ferramental necessário para apoiar clientes na cocriação e desenvolvimento de novos produtos
A Tetra Pak ainda não definiu metas para a iniciativa, mas a expectativa é positiva, já que existe um amplo mercado para empresas dedicadas à inovação na indústria de alimentos e bebidas. Dos novos clientes conquistados pela filial brasileira.
Instalada no Brasil desde 1957, a Tetra Pak possui duas fábricas de embalagens no país, em Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR), e sete escritórios de vendas e assistência técnica. A multinacional tem procurado expandir as parcerias na indústria com o objetivo de responder às novas demandas do mercado consumidor brasileiro. Várias dessas iniciativas têm sido realizadas com startups - em 2019, por exemplo, a Tetra Pak ajudou no desenvolvimento e lançamento do café gelado (“cold brew”) da marca KiCoffee.
Fonte: Valor Econômico
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