A necessidade de isolamento social levou o Makro a lançar o Espaço de Fala e Escuta Especial para abordar temas relacionados à saúde e acolhimento com seus colaboradores. Em encontros virtuais que contam com palestras de especialistas, o atacadista conseguiu fazer a diferença no dia a dia de seus profissionais neste momento tão desafiador pelo qual o mundo passa.
Desde o início da pandemia, a companhia já promoveu dez encontros por vídeoconferência, de cerca de 1 hora cada, nos quais foram abordados temas como estresse, o mundo pós-Covid-19, futuro do trabalho, saúde emocional, home office com os filhos, orgulho LGBTQI+, entre outros. “Nessas conversas, costumamos apresentar dados sobre o assunto para gerar reflexão e abrimos para perguntas e interação dos participantes. É um ambiente de acolhimento, de troca e respeito, onde o colaborador fica à vontade para tirar dúvidas, compartilhar experiências e desabafar”, conta Gilson Ferreira de Jesus, diretor de recursos humanos do Makro.
Os participantes ficam à vontade para interagir da maneira que se sentem melhor: com a câmera ligada, desligada ou apenas via chat.
Durante esses encontros, o Makro reforça a divulgação de seu canal de apoio para os colaboradores que estejam com algum tipo de dificuldade. Além disso, dependendo do problema, a companhia sugere encaminhamento para entidades de apoio como o Centro de Valorização da Vida (CVV), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “É importante dar o direcionamento adequado ao colaborador”, completa Gilson.
No início da quarentena, os encontros aconteciam apenas com a participação dos profissionais da área administrativa do Makro e, posteriormente, o convite foi estendido às equipes das lojas. “Os colaboradores das unidades têm turnos diferenciados e, muitas vezes, não podem interromper suas atividades. Mas estamos criando alternativas para que todos possam participar”, diz Gilson.
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