Recentemente o Grupo DIA - empresa de distribuição internacional do setor alimentar que opera na Espanha, Portugal, Brasil e Argentina – divulgou o resultado do 4T2020. As vendas líquidas atingiram 1,7 bilhão de euros, enquanto as vendas comparáveis cresceram 7%, no mesmo período.
"O comportamento positivo das vendas comparáveis durante o 4º trimestre do Grupo DIA, continuando a tendência já observada ao longo de 2020, deveu-se ao impacto das melhorias operacionais contínuas, bem como a melhoria do abastecimento de produtos frescos que estamos oferecendo aos nossos clientes, no momento em que eles mais precisam de nós”, defende Stephan DuCharme, presidente executivo, acrescentando que a Espanha e Portugal mantiveram a tendência positiva das vendas líquidas, enquanto a racionalização estratégica da rede de lojas, com menos 7% de unidades no ano, e o efeito cambial no Brasil e na Argentina, foram os principais fatores que afetaram o desempenho geral das vendas líquidas do DIA.
Confira a seguir o cenário em cada país onde a rede atua:
Brasil: as vendas líquidas diminuíram 6% em moeda local, com menos 11% de lojas no ano, fruto do encerramento de localizações não rentáveis e da quebra do consumo generalizado. Já as vendas em euros foram afetadas pela desvalorização de 29% do real no período.
O forte like-for-like – que representa a taxa de crescimento das vendas brutas em relação à taxa de cambio constante das lojas que operam por mais de 13 meses em condições de negócios semelhantes – também recebeu destaque por conta da melhoria da oferta de sortimento, o contínuo desenvolvimento da marca própria e a implementação da entrega express.
Espanha: continua forte a tendência positiva das vendas líquidas, apesar da companhia ter registrado menos de 8% de lojas no ano. Também houve forte crescimento like-for-like no trimestre, sustentado pela melhoria do sortimento e pelo novo layout das lojas, que impulsionou significativamente as vendas.
A companhia pretende seguir com a expansão contínua dos serviços online e a entrega express, que atende 90% da população das cidades com mais de 50.000 habitantes, por meio de canais próprios e alianças.
Portugal: o novo modelo de funcionamento e a otimização do sortimento suportaram os dados like-for-like e as vendas líquidas positivas, apesar do aumento das restrições implementadas pelo Governo ao horário de abertura das lojas aos finais de semana, nas últimas semanas do ano, por conta da Covid-19. Além disso, o serviço online cobre atualmente as principais cidades do país, Lisboa e Porto, enquanto o serviço expresso foi implementado em 100 lojas, principalmente por meio de alianças em todas as regiões onde o DIA está presente.
Argentina: as vendas líquidas aumentaram 26% em moeda local, conforme o desempenho operacional; o sortimento aprimorado e o novo layout de loja que suporta o abastecimento de alimentos frescos, dentro de um contexto macroeconômico desafiador. Já o valor das vendas em euros foi afetado pela desvalorização de 31% do peso argentino no período, enquanto o número like-for-like foi impactado pela baixa confiança do consumidor e pelos baixos níveis de consumo, embora esteja melhorando.
Projetos para 2021
Para este ano a companhia pretende abordar as áreas de melhoria em toda a cadeia operacional, no intuito de reforçar o lançamento contínuo do seu modelo aprimorado de franquia, além do desenvolvimento de suas capacidades online, a expansão da oferta de marca própria e o lançamento de um novo modelo “interessante de loja", conforme defende DuCharme.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05