Consumo nos lares mineiros acumula crescimento de 2,51% de janeiro a agosto
09/10/2023 às 16:12

O Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), que monitora o comportamento da demanda nos supermercados em todo o estado, registrou crescimento de 5,04% em agosto, sobre o mesmo mês do ano passado.

Quando analisado o desempenho acumulado, de janeiro a agosto, frente a igual período do ano passado, a variação da demanda também foi positiva: +2,51%. “O desempenho até agosto nos deixa otimistas em relação às nossas projeções, porque sinaliza que a previsão feita no início do ano, de chegar a 2,85% de crescimento em 2023, deverá ser alcançada”, projeta o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala.

Os números, já deflacionados pelo IPCA/IBGE, mostram ainda que em agosto sobre julho, houve ligeira redução no consumo, com desempenho de – 0,05%. “É uma variação absolutamente normal e eu diria que já era até esperada pelo setor” aponta o executivo, que justifica. “Primeiramente, tivemos um impacto importante do calendário, com cinco finais de semana em julho e quatro em agosto. Nós sempre dissemos aqui que o final de semana registra a maior demanda nas lojas supermercadistas, portanto, um a menos faz muita diferença”, explica. “Por outro lado, tivemos a base elevada de julho”, completa.

Em relação ao crescimento sobre o ano passado, tanto no comparativo ‘mesmo mês’ quanto no acumulado do ano, Claret atribui ao desempenho da economia mineira, especialmente na atração de investimentos e geração de postos de trabalho. “Minas Gerais tem mostrado crescimento do nível de emprego acima da média nacional e com números bem melhores do que o verificado no ano passado. A segurança de estar empregado traz a confiança ao consumidor de fazer as compras do lar com mais itens no carrinho, o que reflete na demanda no setor” explica Claret.

Regiões - Quanto à demanda por regiões, a Central teve o maior crescimento, enquanto o Sul registrou a maior retração em agosto. “Para explicar essa variação, precisamos voltar ao mês anterior: em julho, foi o Sul que teve o maior crescimento na demanda entre todas as regiões”, informa Claret. “Isso ocorreu, principalmente, com a economia aquecida pelo turismo durante as férias, além da colheita, especialmente do café, fatores que elevam a geração de emprego e renda além do número de pessoas em meados do ano na região. Toda essa movimentação representa maior fluxo de clientes nos supermercados”, aponta o executivo.

Porém, disse ele, em agosto observa-se exatamente o movimento contrário: a ausência desses fatores e a consequente redução da demanda. “A diminuição das colheitas leva à redução de trabalhadores temporários no Sul (o que se verifica também em regiões mais fortes no agronegócio, como no Triângulo e Alto Paranaíba) e do número de turistas, com o fim das férias, diminuindo assim a massa de consumidores,” analisa Claret.

Segundo ele, isso explica também o maior crescimento na região Central. “Os consumidores que estavam em férias, retornam e precisam fazer suas compras de reposição, o que justifica o melhor desempenho do Indice de Consumo em agosto na região Central, onde está o maior contingente populacional do estado”, detalha.

Vem aí a Superminas 2023
Empresários do setor supermercadista agora têm suas atenções voltadas para o maior evento empresarial de Minas Gerais e o segundo maior do segmento supermercadista em todo o País. É a 35ª edição da Superminas, que será realizada na próxima semana, de 17 a 19 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte.

O Evento promove o encontro de proprietários, executivos, compradores do segmento supermercadista com a indústria fornecedora de todas as regiões mineiras e do Brasil. Na última edição, em 2022, os negócios gerados foram da ordem de R$ 2,37 bilhões, com um total de 547 expositores/patrocinadores.

Na parte de congresso, este ano os auditórios recebem cerca de 80 atrações como palestras, minicursos, reuniões e workshops e consultorias.

Material completo no anexo abaixo:

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080