Superminas 2023 reúne mais de 60 mil participantes e já tem data definida para 2024
20/10/2023 às 14:19

Terminada na noite dessa quinta-feira (19), no Expominas, em Belo Horizonte, a 35ª edição do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas Food Show).  Realizada pela AMIS (Associação Mineira de Supermercados), o evento, aberto na terça (17), reuniu, nos três dias, 60.629 empresários e profissionais supermercadistas e da indústria fornecedora de todo o interior mineiro e de vários estados. A Superminas 2023 teve o apoio master do Sebrae Minas.

A área total ocupada pela Superminas foi de 36 mil metros quadrados, com um recorde de 580 expositores. O grande número de empresas refletiu também no número de negócios, que chegou a R$ 2,5 bilhões em negócios. Como exemplo, houve caso de um único expositor realizar R$60 milhões em vendas na feira. “O volume de negócios no evento reflete a força e a relevância do segmento supermercadista em todo o nosso estado”, afirma o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala. 

Ele destaca a grande presença de empresários e executivos na Superminas. “Tivemos um público bem maior do que o registrado no ano passado, em três dias de feira repleta de supermercadistas, de profissionais de supermercados e da panificação e 580 expositores e patrocinadores”, confirma.Concluímos a 35ª edição e já estamos preparando, com muito carinhoa de 2024. Fica o convite para todos os supermercadistas, profissionais de supermercados e da panificação para os dias 22, 23 e 24 de outubro, novamente no Expominas em Belo Horizonte  

Grande vitrine para lançamentos   

Os 36 mil metros quadrados utilizados pela Superminas foram palcos de muita inovação e conhecimento. Entres as novidades, estavam centenas de lançamentos em produtos, serviços e tecnologias: Que tal abrir a vitrine refrigerada e ela falar sobre promoções? Ou quem sabe sugerir novidades em produtos, por exemplo? Esta foi uma das muitas novidades apresentadas na feira.  Outra tecnologia que chama a atenção é a balança que pesa o produto, embala e etiqueta já com preço e código de barras. Vai um chopp servido por um robô? Esta também foi uma inovação apresentada por uma indústria de cerveja.    

No segmento de alimentos, também foram muitos os lançamentos que vão reforçar o mix dos supermercados nos próximos dias, como a tripla combinação de chocolate, biscoito e recheio, tudo em uma barra. Foi apresentado também o arroz express, uma nova linha de produtos instantâneos, que mistura ingredientes desidratados que chega “para descomplicar’ a cozinha.     

Outro lançamento no evento foi a Pasta de Amendoim Integral com Mel, composta por apenas dois ingredientes: amendoim torrado e mel puro. Livre de aditivos, aromatizantes e conservantes. Pensando na reciclagem de lixo, um expositor apresentou sacolas de lixo 100% biodegradáveis. As embalagens são produzidas com 95% de material reciclado pós-consumo, e geradas com 50% de energia solar. 

Espaço Minas 360º   

As novidades fizeram parte de todo do evento, como no novo pavilhão, o Espaço Minas 360º que apresentou produtos tipicamente mineiros, valorizando ainda mais a produção do estado. Além dos estandes de várias indústrias, o espaço teve ainda o estande da Ceasaminas, patrocinadora do espaço, que aproveitou o local para divulgar a trajetória da cadeia de abastecimento, do campo ao consumidor final, além dos números, destacando a participação da agricultura familiar e apresentou um espaço instagramavel.   

O espaço abrigou o Raízes de Minas, também com foco nos produtos do estado, mas especialmente, os pequenos empreendedores, que tiveram no local grandes oportunidades de contatos e negócios com o setor supermercadista. "Estamos no novo Pavilhão da Superminas, o Minas 360°, é a primeira vez que participamos da feira, e tivemos um resultado muito bom, conseguimos muitos novos clientes, novas oportunidades e principalmente divulgar a marca", afirma Everton Corrêa, da Panela Carola.   

Cláudio Thennyson, do Sagrado Queijo, ressaltou a importância do evento para divulgar a marca e já vislumbra futuras negociações. "Nosso objetivo na Superminas é apresentar nossa marca, que é muito recente. O pessoal está conhecendo e fazendo contatos. À medida que a semana avança, esperamos fechar parcerias com as pessoas que conhecemos"   

Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios  

O Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), um projeto de promoção de acesso a mercados, parceria entre a AMIS, o Sebrae Minas, apoiador master da Superminas,  e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) foi mais um espaço de apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios. Localizado no pavilhão Gerais, o principal da feira, o CMON reuniu 45 empreendedores formados por agricultores familiares, associações de produtores, cooperativas e pequenas indústrias com potencial para se tornarem fornecedores dos supermercados.   

Um deles é Walyson de Oliveira, do Sabor das Vertentes. "Estamos anotando os contatos, o pessoal está visitando, experimentando os nossos doces, temos o Doce de Leite com raspas de limão, que é o nosso diferencial e chama atenção. A Superminas foi excelente, estamos conseguindo fechar bons negócios”.

1  

Projeto Origem Minas   

Também no pavilhão Gerais, próximo ao CMON, e organizado pelo Sebrae Minas, esteve outro projeto de valorização dos pequenos negócios. É o Projeto Origem Minas, uma iniciativa do Sebrae Minas e do Sistema Faemg, que prepara as agroindústrias mineiras para terem os melhores produtos do mercado, preservando seu maior diferencial - a mineiridade.  

 Rodada de Negócios  

A Superminas também contou com a rodada de negócios organizadas pelo Sebrae Minas. Trata-se de uma oportunidade para o empresário varejista conhecer produtos, gerar bons negócios e criar uma boa rede de conexões com grandes fornecedores. É mais uma ação que apoiou a geração de negócios durante o evento.   

Congressos  

A área de congresso, Superminas  presentou cerca de 80 atrações como palestras, fóruns, consultorias e workshops para qualificação profissional. Temas como perspectivas econômicas brasileiras e mundiais, investimentos de mercados emergentes e outros assuntos relevantes para o segmento marcaram a edição 2023. Os desafios do mercado, as oportunidades, as inovações e a situação atual das centrais de negócios em Minas Gerais e no Brasil também estiveram no centro dos debates.  

O evento marcou também mais uma reunião da AMIS Jovem, que reuniu sucessores supermercadistas de várias regiões do estado, em um encontro para de troca de experiências, relacionamento e conhecimento.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080