Consumo dos lares mineiros cresce 2,98% em outubro
13/12/2023 às 15:35

O Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), registrou variação positiva de 2,98% em outubro deste ano sobre o mesmo mês de 2022. O índice monitora o comportamento da demanda nos supermercados em todo o estado e está deflacionado pelo IPCA/IBGE. De janeiro a outubro, o crescimento acumulado foi de 2,87%, e na comparação de outubro, mês de referência da pesquisa, com setembro deste ano, ficou em 0,25%.

O resultado acumulado, de 2,87%, já supera a previsão feita pela AMIS no início do ano (2,85%) para 2023. “Quando fizemos as projeções em janeiro, tínhamos um cenário muito imprevisível, com nova equipe econômica, propostas de reformas ainda indefinidas, portanto um ambiente que exigiu muita cautela nas previsões” analisa o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala. “Quando forem apurados os resultados de novembro e dezembro, em se mantendo a trajetória do consumo como verificado até outubro, seguramente teremos um desempenho acima do previsto”, projeta.
 
A variação acumulada até outubro e sobre o mesmo mês de 2022 pode ser atribuída à melhoria do emprego e da renda do consumidor em Minas Gerais, onde a geração de postos de trabalho tem sido superior à média nacional. A PNAD Contínua do terceiro trimestre, por exemplo, mostra uma taxa de desocupação em Minas Gerais de 6,0%, enquanto a média nacional ficou em 7,7%. “Ou seja, o consumidor com emprego garantido e com uma renda melhor representa maior consumo, especialmente nos supermercados, setor essencial no dia a dia das famílias”, aponta o Presidente Executivo da AMIS.

A variação sobre setembro, de 0,25%, é pouco comum nesse patamar, já que outubro normalmente registra índice superior. No entanto, isso pode ser explicado pelas mudanças no comportamento do consumo verificadas neste ano, como explica Claret. “Temos percebido um consumo mais disseminado durante o ano. Alguns meses que tradicionalmente registravam demandas menores, inverteram esse desempenho este ano. Foi o que ocorreu em setembro elevando, assim, a base de comparação de outubro”, detalha.

Natal - O setor agora prepara os últimos ajustes para o atendimento à demanda ocasionada pelo Natal e todo o final de ano. A expectativa, segundo sondagem feita pela AMIS em outubro, é de um crescimento de 6,7% sobre o mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 7,4 mil colaboradores estão sendo contratados de forma temporária para esse atendimento. “É um período que, sem dúvida, tem mais estímulo ao consumo pelas festividades em si e pelo recebimento do 13º salário. O calendário também vai contribuir, já que o dia 25 cairá na segunda-feira prolongando o final de semana. As tradições da época trazem forte demanda ao setor supermercadista e neste ano não temos nenhum fator previsto que possa trazer impactos negativos”, avalia Claret.

Regiões - Na análise regional, o desempenho do consumo em todas as regiões se manteve próximo da média do estado, sem, portanto, nenhuma variação em destaque. O maior desempenho foi verificado na região Central, com 0,43%, e o menor, no Norte/Noroeste, que ficou estável em relação a setembro (0,0%).

Material completo no anexo abaixo:

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080