Com o CMON, Superinter incentiva desenvolvimento dos pequenos negócios
28/03/2024 às 10:44

Nos dias 17 e 18 de abril, será realizado no Expominas, em Juiz de Fora (BR 040, KM 790), a segunda edição na região da Convenção e Feira de Supermercados do Interior (Superinter). O evento reúne o varejo supermercadista e a indústria fornecedora, em dois dias de negócios, relacionamento empresarial e exposição de marcas locais, regionais e nacionais. Na edição de 2023, a Superinter reuniu mais de 2 mil participantes, de 75 municípios, e a expectativa este ano é de superar esses números  

O evento terá também a segunda edição, só que ampliada, do Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), umaexitosa parceria da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), o SEBRAE-MG, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). O CMON é um projeto de promoção de acesso de empreendedores a mercados, que visa aproximar e inserir os pequenos negócios como fornecedores do setor supermercadista e do varejo em geral. Neste ano, vem com mais uma grande novidade: as rodadas de negócios, organizadas e conduzidas pelo SEBRAE-MG, para incentivar mais negociações.  

As vantagens são para os fornecedores, que conquistam canais de distribuição, e para o varejo, que pode contar com produtos exclusivos em suas lojas.O CMON é também umtrabalho de incentivo ao crescimento e desenvolvimento econômico regional, na medida em que seleciona, prepara, desenvolve e oferecea esses empreendimentos aoportunidade de inserção no mercado varejista, impulsionando, assim, o seu crescimento.Esses empreendedores são agricultores familiares; associações; cooperativas e pequenas indústrias com potencial para fornecer ao varejo.  

PARCERIAS - A Superinter tem a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG); SEBRAE-MG, Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF); Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) e do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF). 

Resultados Em 2023, segundo dados da Sede-MG, 171 participantes estiveram em 11 feiras, dez delas realizadas pela AMIS. Desse total, 78,6% realizaram ou iniciaram negociações nas feiras e nas rodadas de negócios. O montante negociado foi de R$ 20,3 milhões. Aavaliação da importância de participação pelo empreendedor teve nota de 9,5 (de 0 a 10) e de 9,6 para a organização e formato do CMON. 

A relevância do setor 

Atividade essencial, o setor supermercadista mineiro, representado pela AMIS,opera 17.026 lojas e emprega 400.091 funcionários de forma direta. Desse quadro, 60% são jovens em sua primeira oportunidade formal de trabalho. O faturamento bruto em 2023, foi de R$ 87,58 bilhões, o que equivale a 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. O crescimento da demanda no setor foi de 3,41%.   

A Zona da Mata é uma das regiões de maior expressão no setor supermercadista do estado e na economia mineira, com a atuação de grandes e médias redes, a forte presença do pequeno varejo, além do grande trabalho das centrais de negócios. Em 2023, a região registrou crescimento de 6,66% e recebeu 10 lojas novas do setor - sem considerar reformas, ampliações e mudanças de bandeira.   

Mais informações:  relacionamento@amis.org.br  / 31 2122 – 0500 /www.amis.org.br 

 

 

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