Nos dias 10 e 11 de julho, Uberlândia sedia mais um Congresso e Feira de Supermercados do Interior (Superinter). Um dos maiores eventos do setor no interior do País, a Superinter reúne o varejo supermercadista de todo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e regiões próximas, inclusive de estados vizinhos, no Castelli Master (Av. Lidormira Borges do Nascimento, 6.000), no Shopping Park.
A Superinter é organizada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com apoio do Sebrae Minas; da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE-MG), do Visite Uberlândia e da CDL-Uberlândia.
A Superinter tem entrada gratuita, porém, com foco no público-alvo que são empresários e profissionais de supermercados, hipermercados, minimercados, atacados e atacarejos. É extensivo também a segmentos de empórios, padarias, mercearias, sacolões, açougues etc. Em 2023, reuniu 6,1 mil participantes, de 105 municípios. Para este ano, a expectativa dos organizadores é de superar esses números.
Novo pavilhão é uma das novidades
Com o grande crescimento nos últimos anos, a Superinter agora traz mais uma novidade: são dois pavilhões para exposição. O tradicional espaço da feira dos últimos anos, passa a se chamar “Pavilhão Azul”. Mas nesta edição, um novo ambiente vem trazer mais oportunidades de exposição, mais relacionamento e, claro, com muitas oportunidades de negócios. É o Pavilhão Verde.
Localizado no mezanino, o Pavilhão Verde fica em local estratégico, com localização privilegiada. A criação da nova área de feira tem o objetivo de abrigar mais expositores que pela grande demanda, estavam sem local para estandes no megaevento.
O Triângulo e o Alto Paranaíba se destacam no crescimento e atração de investimentos das empresas supermercadistas de todos os portes. Grandes redes estaduais e nacionais atuam nessas regiões e, ao mesmo tempo, as empresas regionais se modernizam e profissionalizam cada vez mais. “Essa concorrência, necessariamente, tem que gerar mais competência e desenvolvimento do setor. É nesse cenário que a Superinter se insere promovendo o debate de ideias, propiciando mais conhecimento e relacionamento com a indústria fornecedora para obtenção de mais parcerias, novas tecnologias e modernização do mix. É um movimento em que todos ganham, principalmente, o consumidor final, com a oferta de produtos com mais qualidade, preços mais competitivos e melhor atendimento”, ressalta o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala.
Um dos objetivos da Superinter é o desenvolvimento do varejo supermercadista e atualização profissional com apresentação de palestras, reuniões e talk show com especialistas e empresários debatendo o momento atual, as mudanças e as tendências do segmento. “O evento recebe supermercadistas e fornecedores desde pequenos empreendedores às maiores empresas do mercado, e o nosso propósito é este, oferecer oportunidades de conhecimento, para que o empresário possa participar e proporcionar à equipe condições de aprendizado e crescimento profissional”, afirma Claret.
Na feira, são dois dias de negócios, relacionamento comercial, lançamento de produtos, degustação e exposição de marcacom empresas dos mais diversos portes e mix de produtos. O vice-presidente Regional da AMIS, em Uberlândia, Milson Borges dos Santos, diretor da rede Supermaxi, afirma que as regiões do Triângulo e Alto Paranaíba estão entre as que mais crescem tanto na economia como um todo, quanto no setor supermercadista, o que torna o setor da região muito competitivo e isso sereflete no evento. “É uma grande oportunidade não só para os varejistas regionais participarem e enxergar a importância desse evento, mas, principalmente, no sentido da qualificação, de conhecer novos produtos lançados pela indústria”, explica. “É um evento que agrega muito para a nossa região”.
CMON oferece oportunidade para pequenos empreendedores
Além de fornecedores com atuação estadual, nacional eaté internacional, a Superinter tem espaço também para o Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), um projeto em parceria da AMIS, com o SEBRAE-MG e a SEDE-MG. Neste ano vem com uma grande novidade: as “rodadas de negócios" organizadas e conduzidas pelo SEBRAE-MG.
O CMON é um projeto de promoção de acesso de empreendedores a mercados, que visa aproximar e inserir os pequenos negócios como agricultura familiar; associações; cooperativas e pequenas indústrias, do setor supermercadista e do varejo em geral para realização de negócios. Num total de 20 empreendimentos, eles têm um espaço exclusivo dentro da área de feira, reservado para esse contato com compradores do varejo e para troca de experiências.
Arrecadação de donativos
Durante a Superinter, a AMIS realiza uma campanha beneficentejunto às pessoas participantes e às empresas expositoras para arrecadar donativos como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica. Toda a doação será entregue diretamente ao Lions Clube Uberlândia Cruzeiro do Sul, que realiza trabalhos voltados a ajudar a sociedade menos favorecida. Os pontos de recebimento das doações ficam na entrada para o evento.
O setor supermercadista mineiro
A AMIS, organizadora da Superinter, representa um setor com mais de 17 mil lojas no estado e faturamento de R$87,5 bilhões, em números do fechamento de 2023. Esse montante equivale a 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. Além de essencial na vida das pessoas, o setor é um grande gerador de emprego e renda. São 400,9 mil colaboradores empregados diretamente nos supermercados em todo o estado.
AGENDA - Superinter 2024
Data: 10 e 11 de julho de 2024
Local: Castelli Master
Endereço: Av. Lidormira Borges do Nascimento, 6.000 - Shopping Park.
Público-Alvo: Empresáriossupermercadistas, atacadistas e de negócios como mercearias, açougues, padarias, empórios e sacolões.
Informações e inscrições: 31 2122-0500 – www.amis.org.br
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05