No primeiro semestre de 2024, os supermercados mineiros registraram aumento médio de 2,40% noconsumo das famílias nas lojas do segmento. É o que mostra o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), referente a junho, com empresas de todos os portes e em todo o estado.
Na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 1,48%. Porém, em relação ao resultado de maio, a pesquisa registra retração de -3,56%. O Índice de Consumo dos Lares Mineiros é deflacionado pelo IPCA/IBGE.
A informação foi divulgada pelo Presidente Executivo da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Antônio Claret Nametala, na manhã desta quarta-feira (14) durante a programação do Super Encontro Varejista (Sevar), do Sul de Minas, realizado pela AMIS hoje e amanhã, em Pouso Alegre.
Segundo Claret, os resultados da pesquisa suscitam duas análises distintas. “A retração em junho sobre maio é atribuída, principalmente, à base alta de comparação, já que o setor vinha de um desempenho acima de 7%”, analisa. “Adicionalmente, junho é um mês que tradicionalmente não registra altas demandas no setor”, completa Claret.
Já em relação ao crescimento acumulado de 2,40% no semestre, o ambiente econômico do estado é um dos fatores que contribuem para esse desempenho. “A economia mineira nesse primeiro semestre se manteve num contexto de crescimento do emprego e da renda e, com isso, o consumidor mais disposto a aumentar a demanda nos supermercados”, explica.
O Presidente Executivo da AMIS informa que o consumo verificado no primeiro semestre se aproxima das projeções do setor, que são de crescer 3% no ano. Porém, ele afirma que ainda é cedo para rever as estimativas. “O resultado de 2,40% no consumo para o primeiro semestre é relevante diante do que projetamos e sabemos que o segundo semestre normalmente registra maior demanda do consumidor em relação aos primeiros seis meses, mas é importante ressaltar que teremos também uma base mais elevada de comparação”, ressalta Claret.
Regiões
Na análise do comportamento do consumo por regiões, a pesquisa mostra a Zona da Mata com o maior desempenho no acumulado do ano, com 2,96%. Por outro lado, o menor crescimento de janeiro a junho foi verificado no Norte/Noroeste, com 0,96%. O Triângulo/Alto Paranaíba (+2,23%) e o Sul (+2,85%) se mantiveram também entre as regiões que sempre apresentam maiores crescimentos.
Setor inaugura 25 lojas
O primeiro semestre foi também de inaugurações de lojas no setor supermercadista mineiro. Segundo levantamento da AMIS, 25 unidades foram abertas no estado nos primeiros seis meses do ano. Essa contagem leva em consideração apenas as lojas efetivamente novas, isto é, sem mudanças de bandeiras, reformas e ampliações ou aquisições. Os novos empreendimentos geraram 2.180 empregos diretos.
As projeções da AMIS para este ano são de 75 novas unidades. “Boa parte das inaugurações é reservada para o segundo semestre. Em julho e início de agosto já tivemos mais aberturas, então, certamente, atingiremos o número projetado”, disse Claret.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05