Comemorações em famílias, festividades de final de ano e as tradições dos mineiros. É acreditando nisso que o setor supermercadista se prepara, cada vez mais, para atender o cliente em todas as suas ocasiões de compra para o período de final de ano. A constatação está numa pesquisa feita pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS)e divulgada nesta terça-feira, 22 de outubro, na abertura da 36ª Superminas Food Show – Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, no Expominas, em Belo Horizonte.
As maiores apostas são nos itens típicos do período, como aves, frutas secas, panetone e vinhos, mas,a época do ano com a maior demanda no setor impulsiona o crescimentode todas as seções. Apostando nessa tendência, os supermercadistas pesquisados preveem crescimento de 7,3% na sazonalidade deste ano em relação à do ano passado.
Serviços ao cliente- Os empresários esperammudanças de comportamento do consumidor e buscam oferecer uma experiência de compra adequada à demanda, por exemplo, a oferta de soluções prontas.Na avaliação de alguns supermercadistas,uma parcela dos consumidores, está disposta a levar mais praticidade nessas ocasiões, em vez de ter mais trabalho na cozinha.
Mas,o final de ano é também o período propício para os clientes mais afeitos a cozinhar e que não abrem mão de comprar os ingredientes, temperos e embalagens. O setor prepara todo o sortimento para essa procura.
A pesquisa (quadro abaixo) aponta que, como ocorreu no ano passado, a cervejas lideram a aposta de demanda no setor, com 8,3% de crescimento. Outra boa expectativa é em relação aos vinhos, que têm conquistado cada vez mais consumidores. Nessa categoria a projeção é de crescimento de 7,5%. Símbolo da época, o panetone, mantém seu espaço e, segundo os pesquisados, deve ter demanda 5,5% maior do que no ano passado.
Setor quer contratar quase8 milcolaboradores temporários
A sazonalidade de final de ano é para os supermercados também o período de reforçar o quadro de colaboradores, seja para atender o aumento da demanda, ouaqueles talentos que se destacarem e se interessarem, para compor o quadro fixo no ano seguinte.É pensando nisso que boa parte das empresas abre a contratação de trabalhadores temporários nesta época.
De acordo com a pesquisa da AMIS, cerca de 7.920novos postos de trabalho temporário estão previstos no setor.
Essa é uma forma de as empresas abrirem espaço para novos talentos e de ocolaborador, em muitos casos ainda sem experiência profissional, conhecer o setor, onde pode fazer carreira.
Expectativas dos supermercadistas em relação ao consumo dos produtos mais demandados no final de ano:
PRODUTO/CATEGORIA |
2024 |
Peru |
2% |
Outras aves típicas |
4,2% |
Carnes diversas -pernil, lombos, etc |
6,2% |
Panetone |
5,5% |
Vinhos |
7,5% |
Bebidas “quentes” |
6,3% |
Cervejas diversas |
8,3% |
Sucos e refrigerantes |
6,5% |
Frutas diversas |
7,2% |
Frutas secas |
8,0% |
Queijos e “afins” |
7,8% |
Utensílios descartáveis |
5,6% |
Importados para o período |
2%* |
Desempenho de todo o mix da loja |
7,3% |
**16,7% dos entrevistados informaram que não trabalham com importados
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