Consumo nos supermercados mineiros fecha 2024 em 3,84%
06/03/2025 às 14:00
O consumo dos lares nos supermercados mineiros fechou o ano passado com crescimento médio de 3,84%. A informação é do Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), com empresas de todos os portes em todo o estado.
A pesquisa aponta também que em dezembro, mês marcado pelo pico das demandas ocasionadas pelo Natal e festividades de final de ano, o consumo nas lojas teve expansão de 15,17% sobre novembro. Os números já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE. Na comparação de dezembro com o mesmo mês de 2023, houve crescimento de 6,35%.
O Presidente Executivo da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Antônio Claret Nametala, analisa os resultados e aponta o que influenciou diretamente o consumo no setor em 2024. “O crescimento real de 3,84% da demanda é superior ao que projetamos no início do ano, que era de crescer 3%. Mas tivemos alguns fatores que favoreceram a procura do consumidor em nossas lojas. Notadamente, a redução da taxa de desemprego (fechou 2024 em mínima histórica de 6,6%), que em Minas Gerais sempre esteve abaixo da média nacional no decorrer do ano, e a melhora dos rendimentos dos salários”, avalia Claret. “Além disso, temos os reflexos das políticas governamentais de incentivo ao consumo em âmbito nacional, estadual e municipal”, afirma Claret.
Por outro lado, o Presidente Executivo da AMIS destaca que, para atender a essa demanda, o setor precisou superar grandes dificuldades. “Foi um ano difícil com os custos de forma geral muito altos; a taxa de juros crescendo; o câmbio muito valorizado; dificuldade de contratar pessoal e, com incidência mais direta no comportamento da demanda, tivemos muita oscilação de preços, especialmente, motivado por fatores climáticos diversos por todo o Brasil”, aponta.
Claret lembra que, em muitos casos, são custos que os supermercados têm de absorver em parte porque não há espaço para repassar preços. “É importante deixar claro para o nosso consumidor final, que tanto quanto ele, os supermercados têm grandes dificuldades de negociar e absorver esses aumentos", disse.
Natal – dezembro x novembro
Em dezembro sobre novembro, o crescimento de 15,17% no consumo dos lares mineiros ficou abaixo do que historicamente ocorre nessa comparação. Normalmente, o crescimento fica acima de 20%, mas a redução pode ser explicada pela base alta em novembro. “Verificamos uma antecipação do consumo de dezembro para novembro. Não podemos dizer ainda que isso seja uma tendência, que se repetirá nos próximos anos, mas percebemos essa mudança. Temos ações como a Black Friday; as promoções em comemoração do Dia Nacional do Supermercado e mesmo o comportamento daquele consumidor que prefere fazer as compras com antecedência. Tudo isso levou a essa diluição da demanda entre novembro e dezembro” explica o executivo. “A prova disso é que novembro, tradicionalmente, com resultados negativos ou próximos de zero, teve um desempenho bem melhor (3,54% sobre outubro)”, finaliza.
Variação regional
No comparativo por regiões, a pesquisa mostra que em 2024 o Triângulo e Alto Paranaíba teve o maior crescimento, com 4,54%. O menor índice foi verificado no Norte/Noroeste, com 3,62%. “Os números regionais confirmam aquilo que sempre dissemos aqui. Regiões como Triângulo/Alto Paranaíba, Sul e Zona da Mata sempre puxam a média para cima; por outro lado, há regiões com crescimento consolidado, mas sem grandes elevações”, esclarece Claret.
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