Consumidor mineiro ganha 88 novos supermercados em 2024
07/03/2025 às 17:21

Estar à disposição do consumidor em todos os seus momentos de compra e o mais próximo possível para entender e atender as demandas. Essa é a preocupação do varejo supermercadista, como setor essencial no dia a dia das pessoas. Para adequar a oferta de produtos e serviços ao consumo das famílias, as empresas vêm investindo em expansão e modernização, como ocorreu em 2024 e vai continuar em 2025.

Segundo dados da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), no ano passado, os supermercados inauguraram 88 lojas em todas as regiões mineiras, contemplando diversos portes e formatos.  No total, foram gerados 8.116 empregos com os novos empreendimentos. A estimativa é de que R$ 1.217 bilhão foram investidos somente nas novas lojas (sem considerar aquisições, ampliações e reformas).

O Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala, lembra que, pela relevância do setor na economia e para a população, os investimentos são constantes para melhorar a experiência do cliente. “Cada vez mais, os supermercados assumem o compromisso de atender o cidadão em novas demandas do dia a dia e, para isso, é preciso investir não só em novas lojas com mix variado, mas também em pessoas, em tecnologias modernas e no bem-estar do cliente no ponto de venda”, ilustra Claret.

De janeiro a dezembro do ano passado, a demanda no setor também se manteve de forma positiva e fechou o ano com crescimento real de 3,84%,medido pelo Indice de Consumo nos Lares Mineiros, pesquisa mensal da AMIS. O faturamento bruto do setor em Minas Gerais fechou 2024 em R$ 124,71 bilhões.

 

80 novas lojas devem ser abertas no estado em 2025

Neste ano, as empresas supermercadistas mineiras de todos os portes preveem continuar o movimento de expansão. Contabilizando somente as unidades efetivamente novas, ou seja, desconsiderando reformas, aquisições, ampliações e mudanças de bandeiras, 80 novas unidades devem ser inauguradas em 2025.  Os aportes previstos são da ordem de R$ 1,260 bilhão até dezembro.

O levantamento, tanto no fechamento de 2024, quanto nas previsões deste ano, considera apenas as unidades de autosserviço, enquadradas no perfil de supermercados, com as seções tradicionais: açougue, seção de hortifrutigranjeiros e padaria. Isto é, não são contabilizados formatos como minilojas ou contêiners em condomínios, por exemplo.

O número de empregos diretos gerados por esses novos empreendimentos será em torno de 8.400 novos postos.

O Presidente Executivo da AMIS, Claret Nametala, ressalta que os supermercados terão  desafios para compor o quadro de pessoal. “O setor supermercadista é um grande gerador de empregos, um impulsionador do desenvolvimento econômico e social. No entanto, como vários outros segmentos empresariais, teve muita dificuldade de contratar pessoas em 2024, o que deve se repetir este ano”, prevê Claret. “Mas vamos continuar investindo em atração de talentos, em treinamentos e desenvolvimento do colaborador, porque o setor tem a missão de atender bem a população e não podemos desviar esse foco”, aponta.

Ele disse esperar também um ano mais favorável aos investimentos diante de algumas incertezas no cenário internacional.  “O setor faz a sua parte com planejamento, mas depende também de condicionantes macroeconômicas e geopolíticas, que afetam diretamente a economia brasileira. Precisamos de ambiente favorável aos investimentos”.

Crescimento do consumo em 2025

Com a manutenção dos níveis de emprego e renda do consumidor projetados pelo mercado e órgãos oficiais para este ano, a expectativa do setor é de manutenção também da demanda nas lojas. As projeções da AMIS são de um crescimento real de 3,30% no consumo das famílias no estado em 2025.  

Orgulho de Pertencer ao setor

Além dos investimentos previstos, o setor supermercadista mineiro vai trabalhar em 2025 com o tema “Orgulho de Pertencer”. O objetivo é ressaltar a relevância dos supermercados no dia a dia das famílias e, principalmente, o papel do colaborador, que tem a missão de atuar diariamente no atendimento à população.

O tema reforça também a comunicação das oportunidades de carreiras nos supermercados, onde são muitas as pessoas que chegam como aprendizes, constroem sua vida profissional no setor, se tornando em muitos casos, grandes executivos do segmento ou mesmo proprietários de empresas do ramo. “O propósito deste tema é mostrar, com exemplos reais, que os supermercados são, sim, um segmento muito inspirador para trabalhar. Claro que, como em tudo na vida de quem quer vencer, exige muita dedicação, treinamento, profissionalismo e amor ao que faz”, ilustra Claret.

Regiões e formatos

A região Central, puxada pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), novamente liderou a expansão do número de empreendimentos abertos no ano, com 26 lojas. A RMBH recebeu 19 unidades e as outras sete foram abertas nos demais municípios da região. Também como ocorreu no ano anterior, o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba foi a segunda região com mais lojas abertas, com 17 empreendimentos

O formato tradicional de supermercado, também chamado de loja de vizinhança, teve maior número de aberturas, com 54 unidades, seguido do atacarejo, com 24 pontos.

Outra constatação foi o grande número de lojas abertas pertencentes a pequenas empresas, as chamadas lojas independentes. “Isso confirma que o setor supermercadista mineiro é bastante resiliente e disseminado, com oportunidades para todos os portes de empresas”, observa Claret.

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