As vendas dos supermercados mineiros registraram crescimento de 1,84% no mês de julho sobre junho, e de 2,68% sobre o mesmo mês de 2017. É o que mostra o “Termômetro de Vendas”, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresas de todo o Estado.
Segundo a pesquisa, o setor acumula crescimento de 2,60% de janeiro a julho. Os números já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
Os resultados positivos, segundo os empresários pesquisados estão ligados, principalmente, a fatores como a base baixa de comparação em junho (quando o setor retraiu 2,81%) e ao efeito do calendário, de 31 dias em julho contra 30 em junho.
Férias
O período de férias teve impacto de forma variada nas vendas do setor em todo o Estado. Alguns municípios perdem consumidores, especialmente as “cidades universitárias”, enquanto outros ganham mais compradores. A região Central, fortemente influenciada pela Capital, é a que mais perde cliente, porque grande parte das famílias viaja para outros estados.
VARIAÇÃO REGIONAL
Total: 1,84%
Central: 0,57%
Centro-Oeste: 1,58%
Norte: 1,44%
Rio Doce: 1,98%
Sul: 2,01%
Triângulo: 2,50%
Zona da Mata: 2,32%
VARIAÇÃO ACUMULADA:
Mês |
Sobre mês anterior |
VS. mesmo mês ano anterior |
Acum. ano |
|
Dez/17 |
25,20% |
2,17% |
2,29% |
|
Jan. |
-19,83% |
0,47% |
0,47% |
|
Fev. |
-1,20% |
0,68% |
0,58% |
|
Mar. |
10,94% |
7,58% |
2,96% |
|
Abr. |
-6,72% |
-1,04 |
1,93% |
|
Mai. |
2,32% |
5,44% |
2,63% |
|
Junho |
-2,81% |
2,40% |
2,59% |
|
Julho |
1,84% |
2,68% |
2,60% |
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05