Vendas dos supermercados mineiros têm crescimento de 2,10% até abril
07/06/2019 às 10:00

Nos primeiros quatro meses deste ano, as vendas dos supermercados mineiros acumulam crescimento de 2,10% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse resultado é apontado pelo Termômetro de Vendas, de abril, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), com empresas de todo o Estado.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a pesquisa aponta crescimento de 3,21%, nas vendas do setor.  Os números estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.

O crescimento na comparação com o mesmo mês de 2018 é atribuído ao desempenho ocasionado pela Semana Santa/Páscoa, já que no ano passado a sazonalidade ocorreu em março.  Por outro lado, quando se compara abril/19 com março/19 o resultado fica negativo em 4,93%.

Essa queda pode ser justificada pela forte base de comparação do mês anterior, quando o desempenho foi de 11,10%.

Outro fator que explica a diferença são os cinco finais de semanas em março contra quatro em abril, além dos 31 dias versus 30.

Regiões – De forma geral, o desempenho regional ficou próximo da média estadual. A exceção foi a região do Rio Doce/Jequitinhonha/Mucuri, que teve retração menor, porque vem se recuperando de crescimento baixo em anos anteriores.

 

Variação regional – abril x março

Variação média – MG

-4,93%

Central

-5,14%

Centro-Oeste

-5,06%

Norte

-4,19%

Rio Doce/Muc./Jequi.

-3,52%

Sul

-4,87%

Triângulo

-4,55%

Zona da Mata

-4,92%

 

TERMÔMETRO DE VENDAS/2019

Mês

Vs. mês anterior

VS. mesmo mês ano anterior

Acumulado do ano

 
 

Jan.

-19,54%

 2,84%

2,84%

 

Fev.

-2,84%

1,13%

1,99%

 

Mar.

11,10%

1,27%

1,74%

 

Abr.

-4,93%

3,21%

2,10%

 

 

Produtos “juninos” devem ter ligeira alta nas vendas

A venda de produtos “juninos” deve repetir em 2019 o mesmo volume de 2018 ou, na melhor das hipóteses, registrar apenas ligeira alta. Sondagem com empresas supermercadistas de todos os portes no Estado, realizada pela AMIS, aponta que 66% das empresas acreditam em volume similar ao de 2018.  E entre as que creem em aumento de vendas, a média obtida com as respostas é de um crescimento de 2,36% sobre o período “junino” de 2018.

Ainda assim, o setor se prepara com os tradicionais quiosques de produtos típicos dentro das lojas, com promoção e oferta de produtos, especialmente, amendoim, canjica e milho para pipoca, os itens mais demandados dessa linha. Parceria com fornecedor, contratação de promotores de vendas também são estratégias usadas para promover a venda.

Por outro lado, vale ressaltar que a pesquisa coletou algumas respostas pontuais entre as empresas que esperam vendas maiores que chegam a apontar até 15% de aumento, ou seja, muito acima da média de 2,36% geral. A explicação é a localização da loja ou rede, pois algumas regiões de Minas – como o Norte de Minas, por exemplo – têm a tradição junina muito mais forte que outras.

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080