Nos primeiros quatro meses deste ano, as vendas dos supermercados mineiros acumulam crescimento de 2,10% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse resultado é apontado pelo Termômetro de Vendas, de abril, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), com empresas de todo o Estado.
Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a pesquisa aponta crescimento de 3,21%, nas vendas do setor. Os números estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
O crescimento na comparação com o mesmo mês de 2018 é atribuído ao desempenho ocasionado pela Semana Santa/Páscoa, já que no ano passado a sazonalidade ocorreu em março. Por outro lado, quando se compara abril/19 com março/19 o resultado fica negativo em 4,93%.
Essa queda pode ser justificada pela forte base de comparação do mês anterior, quando o desempenho foi de 11,10%.
Outro fator que explica a diferença são os cinco finais de semanas em março contra quatro em abril, além dos 31 dias versus 30.
Regiões – De forma geral, o desempenho regional ficou próximo da média estadual. A exceção foi a região do Rio Doce/Jequitinhonha/Mucuri, que teve retração menor, porque vem se recuperando de crescimento baixo em anos anteriores.
Variação regional – abril x março
Variação média – MG |
-4,93% |
Central |
-5,14% |
Centro-Oeste |
-5,06% |
Norte |
-4,19% |
Rio Doce/Muc./Jequi. |
-3,52% |
Sul |
-4,87% |
Triângulo |
-4,55% |
Zona da Mata |
-4,92% |
TERMÔMETRO DE VENDAS/2019
Mês |
Vs. mês anterior |
VS. mesmo mês ano anterior |
Acumulado do ano |
|
Jan. |
-19,54% |
2,84% |
2,84% |
|
Fev. |
-2,84% |
1,13% |
1,99% |
|
Mar. |
11,10% |
1,27% |
1,74% |
|
Abr. |
-4,93% |
3,21% |
2,10% |
Produtos “juninos” devem ter ligeira alta nas vendas
A venda de produtos “juninos” deve repetir em 2019 o mesmo volume de 2018 ou, na melhor das hipóteses, registrar apenas ligeira alta. Sondagem com empresas supermercadistas de todos os portes no Estado, realizada pela AMIS, aponta que 66% das empresas acreditam em volume similar ao de 2018. E entre as que creem em aumento de vendas, a média obtida com as respostas é de um crescimento de 2,36% sobre o período “junino” de 2018.
Ainda assim, o setor se prepara com os tradicionais quiosques de produtos típicos dentro das lojas, com promoção e oferta de produtos, especialmente, amendoim, canjica e milho para pipoca, os itens mais demandados dessa linha. Parceria com fornecedor, contratação de promotores de vendas também são estratégias usadas para promover a venda.
Por outro lado, vale ressaltar que a pesquisa coletou algumas respostas pontuais entre as empresas que esperam vendas maiores que chegam a apontar até 15% de aumento, ou seja, muito acima da média de 2,36% geral. A explicação é a localização da loja ou rede, pois algumas regiões de Minas – como o Norte de Minas, por exemplo – têm a tradição junina muito mais forte que outras.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05