Lucro do Pão de Açúcar recua 8,1% no segundo trimestre
25/07/2019 às 10:24

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) registrou lucro líquido consolidado atribuído aos acionistas controladores de R$ 432 milhões no segundo trimestre de 2019, uma queda de 8,1% ante o mesmo período de 2018, conforme o demonstrativo entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

O resultado de 2019 considera o novo padrão contábil IFRS 16 e o de 2018 foi ajustado para aderir ao padrão. Ao desconsiderar esse efeito, o lucro cai 9,7%, já que o número de 2018, sem o ajuste, foi de R$ 478 milhões.

De abril a junho deste ano, a receita líquida totalizou R$ 13,08 bilhões, uma alta de 11,1% em base anual. O custo das mercadorias vendidas subiu 18,4% na mesma base de comparação, para R$ 10,23 bilhões.

As despesas com vendas, gerais e administrativas também avançaram, 6,7%, para R$ 1,99 bilhão.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) recuou 33,4% na comparação com 2018, para R$ 785 milhões.

A despesa financeira líquida subiu 0,9% no segundo trimestre de 2019, também após IFRS 16, para R$ 280 milhões.

No demonstrativo, o GPA ressalta que o segundo trimestre foi marcado por uma retomada mais lenta da economia, que resultou num ambiente de consumo mais cauteloso. No entanto, a companhia mantém uma perspectiva positiva de melhora dos fundamentos econômicos do país, como reforma da previdência, possível reforma tributária e injeção de recursos na economia com a liberação de recursos do FGTS.

“Com isso, espera-se um ambiente mais promissor no segundo semestre de 2019, especialmente no quarto trimestre”, comentou o grupo.

Divisões

Separando os resultados por unidades de negócio do Grupo Pão de Açúcar, considerando ajustes do IFRS 16 em 2018, a rede Assaí obteve lucro de R$ 199 milhões no segundo trimestre, uma queda de 51%, e receita líquida de R$ 6,5 bilhões (+23,8%).

O Assaí totalizou 18 novas lojas nos últimos 12 meses e segue com o plano de abertura de aproximadamente 20 lojas em 2019, de acordo com o GPA. Somente no trimestre foram inauguradas três lojas.

Outro destaque no período foi o Cartão Passaí, da rede Assaí, que totalizou 823 mil cartões emitidos.

Já o segmento multivarejo obteve ganho de R$ 292 milhões entre abril e junho de 2019, alta de 998,9% ante um ano atrás. A receita líquida chegou a R$ 6,5 bilhões (+0,8%).

As vendas líquidas de Extra e Pão de Açúcar subiram 0,8%, para R$ 6,55 bilhões. Segundo o GPA, o desempenho deste negócio refletiu o atual ambiente de consumo, com retomada da economia abaixo do esperado, e também a base de comparação com o segundo trimestre de 2018, no qual ocorreu a Copa do Mundo, greve dos caminhoneiros e ajustes na política comercial.

Investimentos avançam

Os investimentos do grupo varejista no período totalizaram R$ 510 milhões, um aumento de 54,8% na comparação com o mesmo período de 2018. Deste total, R$ 207 milhões foram destinados para novas lojas e aquisição de terrenos, alta de 31,7%, e R$ 148 milhões para reformas, conversões e manutenções, crescimento de 47,4%.

A empresa atingiu R$ 973 milhões em investimentos nos primeiros seis meses de 2019, um acréscimo de 47,5% ante igual intervalo do ano passado.

Segundo o GPA, em demonstrativo de resultados enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o crescimento dos investimentos no segundo trimestre de 2019 ocorreu em função de uma maior dispersão de abertura de lojas ao longo do ano. (Fonte: Valor Econômico)

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