Uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, a Raízen, joint venture entre Cosan e Shell, se associou à mexicana Femsa para explorar novas oportunidades no negócio de lojas de conveniência e de proximidade no Brasil. Pelo acordo assinado ontem, a engarrafadora e distribuidora da Coca-Cola terá uma participação de 50% na Raízen Conveniências, fatia pela qual pagará R$ 561 milhões. Ao mesmo tempo, trará para o país a bandeira Oxxo, líder na América Latina no seu segmento.
Parte dos recursos desembolsados pela Femsa ficará com a Raízen Combustíveis e outra parte será aportada na "nova" empresa, para fazer frente ao plano de negócios. "A empresa nasce capitalizada para os primeiros anos de operação", disse ao Valor o vice-presidente comercial da Raízen, Leonardo Pontes.
A joint venture contará com estrutura profissional e de governança corporativa próprias e os nomes para a presidência e diretoria financeira serão escolhidos em breve. Para a transação, foi atribuído à Raízen Conveniências um valor de empresa de R$ 1,122 bilhão, livre de dívida ou caixa.
Conforme o executivo, a parceria entre Raízen e Femsa é estratégica e complementar. Já há algum tempo, as duas companhias vinham conversando sem compromisso sobre características do negócio de varejo de conveniência e, nos últimos 12 meses, essas conversas ganharam tração. "Concluímos que há complementariedade", afirmou.
O objetivo da operação, que depende da aprovação de órgãos reguladores, é expandir o negócio de franquia de lojas de conveniência em postos de combustíveis sob a marca "Shell Select" e lojas de proximidade fora de postos de combustíveis sob a marca "Oxxo". Enquanto a expansão da Shell Select ganhará velocidade, as primeiras unidades Oxxo começarão a ser implementadas já no primeiro ano de operação da parceria. "No quinto ano, já teremos um número relevante de lojas Oxxo", disse Pontes.
Em nota publicada no exterior, a Femsa lembrou que a Raízen opera 6,2 mil postos no Brasil, sendo que mil deles tem as lojas Shell Select, franqueadas ou licenciadas para operadores independentes. Divisão de proximidade da Femsa, a Oxxo foi criada em 1978 e tem mais de 18 mil lojas na América Latina.
"Estamos olhando para o Brasil como um mercado atraente para o varejo de pequeno porte por um longo tempo. A transação anunciada hoje [ontem] combina o ativo certo e o parceiro certo para nós, com a estrutura certa e o momento certo", afirmou no comunicado Daniel Rodríguez Cofre, diretor executivo da Femsa Comercio.
Segundo Pontes, o plano de negócios começou a ser estudado há cerca de seis meses e prevê crescimento agressivo nos próximos anos. Mais do que agregar vendas de combustíveis por meio das lojas de conveniência, estratégia que a Raízen poderia continuar a implementar individualmente, a parceria com a Femsa visa a explorar as novas tendências de consumo. "Pensamos nas grandes tendências, no adensamento urbano, na transformação dos hábitos de consumo. Vamos estar presentes em diversos formatos junto ao consumidor", explicou o executivo.
Detalhes do plano de negócio, como o número de lojas que serão abertas, não foram divulgados, mas a proposta é replicar no país o modelo das unidades Oxxo em outros países, com algumas adaptações ao consumidor local.
(Fonte: Valor Econômico)
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