Mesmo com tendência de queda no consumo de categorias de consumo massivo, o pão não perdeu espaço na mesa do brasileiro e está entre os produtos que conquistam cada vez mais espaço nos lares. O alimento, que tem no dia 16 de outubro o Dia Mundial do Pão, tem 98,7% de penetração nos lares nacionais e está presente em quase 1/4 de todas as refeições, especialmente no café da manhã, aponta a líder global em dados, insights e consultoria Kantar.
Apesar do pão artesanal ter mais de 80% de penetração, é o crescimento do pão industrializado que se destaca na cesta. Este segmento representa 10,6% do consumo da cesta de derivados de trigo e, mesmo com aumento de preço de 3,2%, registrou expansão em 10,3% em volume e ganhou 2,6 pontos de penetração de 2017 para 2018.
“Os pães industrializados crescem em duas frentes. A versão comum ganha espaço impulsionada por domicílios maiores, de classe média e com crianças pequenas. E em segundo lugar, os segmentos especiais e lights conquistam novos lares entre as classes mais altas e shoppers mais maduros”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.
A classe C consome 46,8% dos pães vendidos no País e a maioria dele já é industrializado. As classes DE são as que mais compram as versões artesanais, apesar de também registrarem queda no consumo. Quando analisadas as regiões do País, Norte e Nordeste são líderes na compra de pães e consomem 51,1% dos pães artesanais produzidos. Em todas as outras regiões, as variações industrializados têm mais espaço com destaque para Grande São Paulo, interior de São Paulo e estados do Sul.
Entre os tipos de pães industrializados, os comuns estão principalmente na mesa de famílias classe média com mais de 5 pessoas e com presença de crianças. Já os especiais e lights têm cada vez mais presença no carrinho dos lares com mais de 50 anos, com 1 ou duas pessoas e classes AB. Na hora de encher o carrinho, o varejo tradicional, especialmente padarias e confeitarias, ainda são os mais buscados. Mas, atacarejo, autosserviço e supermercados convencionais também estão na rota dos consumidores.
A categoria como um todo também acompanha as tendências de consumo que têm que se consolidado no mercado nacional: busca por praticidade, saudabilidade e conveniência. Durante a semana, saudabilidade e hábito são os fatores que determinam quais pães serão escolhidos. Já aos sábados e domingos, prazer e sabor são as prioridades. E, independente do dia, a manteiga ainda é a companheira certa do pãozinho. Em 69,7% das ocasiões de consumo de pão artesanal, a manteiga ou margarina está presente e, em 51,7% das ocasiões quando o pão é industrializado.
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