O Grupo Pão de Açúcar (GPA) lança oficialmente em 26 de novembro sua marca própria de cerveja especial. O objetivo é impulsionar o crescimento da categoria, que já registra expansão acima da média do mercado no grupo varejista.
“A cerveja é uma categoria muito importante para o grupo e lançar uma marca própria vai trazer diferenciação para nossas redes e ajudar na fidelização de consumidores”, afirmou Samir Jarrouj, diretor de marcas exclusivas do GPA.
Enquanto esse mercado cresce, em média, 25% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), as vendas de cervejas especiais no GPA aumentam acima de 30% ao ano, segundo a companhia. A varejista espera fechar 2019 com vendas de 18 milhões de unidades de cervejas especiais, de todas as marcas, nas redes Extra e Pão de Açúcar
É uma prática comum cervejarias especiais abrirem bares para venda exclusiva de suas marcas, ou fecharem acordos de exclusividade com bares, restaurantes e até supermercados. Redes como Verdemar e Super Nosso, em Belo Horizonte, e o supermercado Carone, em Vila Velha, têm iniciativas do tipo. Já a criação de um rótulo próprio de cerveja especial em supermercado foi feita antes pela rede espanhola Dia, em 2015, com a marca Tag.
As cervejas especiais do GPA levam a marca “Fábrica 1959”, que faz referência ao ano de fundação da rede Pão de Açúcar. “E o termo fábrica foi incluído para remeter a um produto diferenciado”, disse Jarrouj. Os rótulos foram desenvolvidos em parceria com o Instituto da Cerveja Brasil. A produção das bebidas é feita pela cervejaria Imigração, de Campo Bom (RS).
A marca chega ao mercado com quatro estilos de cerveja: pilsen, Indian Pale Ale (IPA), weiss e witbier. “Esses estilos são os mais procurados pelo público que aprecia cerveja. Conforme evoluírem as vendas, podemos lançar novos sabores, novas embalagens, criar edições limitadas”, afirmou Jarrouj
As linhas serão vendidas em todas as lojas do Pão de Açúcar, Extra, Pão de Açúcar Adega e nos sites de comércio eletrônico da companhia. O preço inicial é de R$ 11,90 para a garrafa de 500 mililitros da cerveja pilsen, e R$ 12,90 para os outros estilos de cerveja. O preço é 15% menor que o de marcas de referência em cervejas especiais.
“A intenção é aumentar o tamanho da categoria. O preço é um pouco mais baixo justamente para atrair novos consumidores. É um posicionamento complementar ao dos fabricantes”, disse Jarrouj.
O lançamento faz parte dos planos do GPA de ampliar dos atuais 12,7% para 20% a participação de marcas próprias no volume de vendas até o fim de 2020. Jarrouj observou que a companhia já desenvolveu linhas de produtos de limpeza, perfumaria e mercearia. Na área de bebidas, o GPA já compete nas categorias de águas, água tônica, refrigerante e bebida energética, com a marca Qualitá. (Fonte: Valor Econômico)
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05