A Seara apresentou a mais nova etapa da ofensiva comercial. De olho no boom das proteínas vegetais que emulam sabor e textura de carne, a marca contará com uma linha que inclui produtos com hambúrguer, quibes e empanados com sabor de frango feitos a partir de proteína de soja e ervilha. Todos os produtos contam com um composto aromático desenvolvido internamente e que promete ser o diferencial de sabor.
Os produtos, que farão parte da linha batizada de “Incrível”, chegam às gôndolas dos supermercados neste mês, o que também coloca a Seara à frente da BRF. Em recente evento com investidores, a dona das marcas Sadia e Perdigão admitiu estar atrasada nessa frente de negócios, mas prepara o lançamento de uma linha completa de produtos de proteína vegetal para 2020. No food service, a companhia mais avançada é a Marfrig, que fornece hambúrguer vegetal para redes como o Burger King.
Em entrevista exclusiva ao Valor, a presidente da Seara, Joanita Karoleski, disse que o objetivo da JBS é liderar o mercado de proteína vegetal, segmento ainda de nicho, mas que cresce 40% por ano. “Não é um mercado maduro, mas veio para ficar”, disse ela. No longo prazo, a expectativa da Seara é que os produtos representem 15% do mercado de alimentos à base de proteínas.
A aposta da Seara nas proteínas vegetais reflete a experiência bem-sucedida do hambúrguer à base de soja lançado em maio sob o guarda-chuva da linha premium Seara Gourmet. Segundo ela, a demanda pelo produto ultrapassou em seis vezes as projeções iniciais - a empresa não informa o volume. O hambúrguer vegetal está em 5 mil pontos de venda. Como um todo, a Seara atende 150 mil clientes, o que dá à empresa uma penetração em 78% nos lares do Brasil, disse Joanita, que está na Seara desde 2013 e foi uma das líderes da reestruturação da empresa.
Na avaliação da presidente da empresa, a linha de produtos à base de proteínas vegetais simboliza o esforço da companhia em busca de inovações e produtos de maior qualidade, o que ajuda na ampliação da preferência do consumidor. Neste ano, a Seara lançou cerca de 80 itens, nível similar ao de empresas de beleza, afirmou o diretor de marketing da Seara, José Cirilo, que antes de ser contratado pela JBS trabalhava na Procter & Gamble (P&G). O portfólio completo da Seara é de 500 itens.
Nesse processo, a Seara assumiu a liderança do mercado de alimentos congelados (inclui itens como lasanha, pratos prontos, hambúrguer, entre outros), que movimenta cerca de R$ 4,5 bilhões por ano. De acordo com Cirilo, a marca assumiu a liderança em meados em junho e julho e, nos meses seguintes, abriu uma diferença de “1,5 ponto percentual” sobre a vice-líder, conforme dados da consultoria Nielsen. Fonte: Valor Econômico
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