Assaí responde por 51% das vendas do GPA
16/01/2020 às 10:30

O GPA, dono de varejistas como Extra e Pão de Açúcar, publicou dados de vendas do quarto trimestre ontem, com números do braço de supermercados e hipermercados abaixo do esperado por alguns analistas. O aspecto positivo principal foi o desempenho de minimercados e do Assaí, apesar da desaceleração na taxa de expansão desse último.

A rede de atacarejo Assaí responde por 51% das vendas anuais e os negócios de varejo, 49%. No acumulado de 2019, o GPA cresceu 10,3% em vendas brutas para R$ 59,13 bilhões.

O Assaí sustentou novamente essa alta anual, ao crescer 21,9%, e os supermercados e hipermercados praticamente não se expandiram - o avanço foi de 0,2%, versus alta de 1,1% no ano anterior. O negócio de varejo passa por reestruturação desde 2014, iniciada com mudanças nos hipermercados.

 

O supermercado Pão de Açúcar vem sendo reformado para tentar retomar crescimento no formato de lojas mais antigas.

Em relação ao braço atacarejo, de outubro a dezembro, houve alta de 19,7% nas vendas brutas e de 3,9% nas “mesmas lojas” - número avaliado como positivo pelos analistas, apesar da desaceleração em relação aos anos anteriores.

No braço de supermercados e hipermercados, ao se descontar os efeitos de uma reorganização dos negócios (reformas), as vendas encolheram 1,4% no quarto trimestre (caem 2% se não descontar esse impacto). O período é o mais forte do ano, com Natal e Black Friday.

O grupo tem reformado pontos e transformado unidades do Extra Super em Compre Bem e em Minimercado Extra, além de Extra Hiper em Assaí. Esse processo impactou em cerca de 0,6 ponto percentual as vendas no trimestre. Apesar disso, a empresa diz que “o projeto de transformação do portfólio de lojas segue apresentando performance consistente e expressiva”. 

 

Fonte: Valor Econômico

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080