Em mais passo para se aproximar do mundo das startups, a Sapore, uma das maiores empresas de refeições coletivas do Brasil, comprou o controle de três companhias novatas: a Lucco Fit, de comidas saudáveis; a Shipp, de entregas; e a Zaitt, que tem uma rede de mercados inteligentes e desenvolve sistemas de automação para o varejo. As duas últimas pertencem aos mesmos fundadores.
O valor investido nas operações não é revelado, mas faz parte de um orçamento de R$ 20 milhões que o grupo pretende destinar a companhias iniciantes ao longo deste ano. Os aportes são feitos por meio da Abanzai, holding que controle a Sapore e outras seis empresas. Com receita próxima de R$ 2 bilhões, a Sapore é a maior delas.
A aquisição da Lucco Fit, que prepara e entrega refeições congeladas e saudáveis na casa dos consumidores, dá ao grupo a possibilidade de reforçar sua atuação no varejo de alimentos - que conta com franquias de alimentação em aeroportos e terminais rodoviários, além da Yurban Food, loja de conveniência de comida fresca presente em 20 locais em São Paulo e no Rio.
Segundo Fábio Canina, presidente da Lucco Fit, a companhia conversou com 49 investidores diferentes ao longo de 2019. A empresa decidiu fechar acordo com a Sapore devido à possibilidade de a empresa ampliar sua escala de atuação, afirma o empresário, levando seus produtos aos clientes da nova controladora.
Sobre a Shipp, que tem 80% de sua receita concentrada na entrega de comida, Rodrigo Miranda, cofundador das companhias, diz que a oportunidade é de oferecer mais benefícios para os restaurantes parceiros.
De acordo com Mendez, o modelo de investimento em startups por meio da holding - e não diretamente pela Sapore - é uma forma de fazer com que as companhias mantenham sua independência, podendo atender o grupo e o mercado. A ideia é que as startups não percam agilidade e capacidade de inovação ao se integrar a uma estrutura maior. “Elas podem continuar como startups ou não”, diz.
Segundo ele, a companhia também não tem um formato fechado para as operações, podendo envolver a compra do controle, como ocorreu com Lucco Fit, Shipp e Zaitt, ou de participações minoritárias, como no caso da LinkAPI - desenvolvedora de sistemas que fazem diferentes tecnologias conversarem entre si. “Estamos testando modelos”, diz.
(Fonte: Valor Econômico)
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05