Em reunião na manhã desta segunda-feira, 3 de fevereiro, na sede da CDL-BH, o governador de Minas, Romeu Zema, prometeu atender “no que for possível” os pedidos das entidades representantes do comércio, como a AMIS, Amipão, Abrasel e CDL em relação às empresas que tiveram prejuízos com as últimas chuvas no Estado.
Na última quinta-feira, 30, a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), juntamente com as demais entidades integrantes do Conselho de Defesa do Empresário (CEDE), havia enviado ofício ao governador propondo medidas de apoio aos associados da entidade atingidos pelas chuvas.
As principais reivindicações foram a prorrogação no prazo de recolhimento do ICMS; linhas de crédito especiais do BDMG para reconstrução; prorrogação de prazos, descontos ou perdão junto Cemig e à Copasa. Além disso, as entidades pediram ao Estado que solicite ao Governo Federal a prorrogação de prazo para os tributos do Simples Nacional nos meses de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020.
Segundo Zema, no que diz respeito ao estado as situações já estão sendo analisadas para um retorno aos pleitos dos empresários o que pode ser respondido até esta terça-feira (4). Ele afirmou que o Estado já solicitou junto ao governo federal que avalie a possibilidade de postergar a pagamento do Simples por esses estabelecimentos que foram afetados.
“Nós do estado já estamos analisando e até amanhã daremos uma posição do que será possível fazer com relação ao recolhimento do ICMS. Não temos como retirar, mas temos como prolongar o pagamento, o que não deixa de dar um alento a esses empresários que foram afetados”, avalia
Ele disse ainda que o governo de Minas está analisando com o BDMG, e que já solicitou junto ao Banco do Brasil à Caixa Econômica Federal (CEF), a disponibilização de algumas linhas de financiamento com prazo maior para que os empreendedores tenham condições de repor aquilo que foi perdido. Zema disse que está avaliando junto ao conselho de administração da Copasa uma forma de facilitar o pagamento da conta de água das empresas e pessoas que tiveram prejuízos com as chuvas.
AMIS
Um dos participantes da reunião, o presidente do Conselho Diretor da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Alexandre Poni, lembrou que muitos supermercados foram afetados de alguma forma, mas com maior intensidade na região da Zona da Mata. Ele espera que reivindicações das entidades venham ajudar os empresários nesse momento. “A gente espera que realmente tudo que foi dito aqui hoje (na reunião) possa acontecer”, disse.
Apoio ao associado
A AMIS já enviou comunicado aos associados colocando a entidade à disposição para ajudar e apoiar as empresas na retomada das atividades. O associado deverá contatar diretamente a equipe da AMIS: Bira Alves, nos telefones (31) 2122 0545 e 31 99106-2627 (whatsapp) ou email bira.alves@amis.org.br. Ou, ainda, Paula Costa nos telefones (31) 2122 0500 e 2122 0544, email paula.costa@amis.org.br.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05