A Amazon inaugurou seu primeiro supermercado sem caixas, num passo significativo da estratégia de ampliar e desenvolver sua presença em pontos de venda físicos neste ano.
Batizada de Amazon Go Grocery, a loja de 930 metros quadrados abriu suas portas na manhã de ontem, na Pike Street, em Seattle, a 1,5 quilômetro da sede da companhia. É a primeira unidade com a marca Amazon a vender alimentos frescos como ovos e tomates.
A nova unidade é cinco vezes maior que as lojas de conveniência Amazon Go já existentes - são 25 unidades espalhadas por várias cidades americanas -, mas tem apenas cerca de um terço do tamanho de uma loja típica da Whole Foods. A Amazon comprou a rede de supermercados com foco em alimentos frescos e orgânicos em 2017, por US$ 13,7 bilhões.
Incluindo a Whole Foods, a Amazon responde por cerca de 4% do mercado americano de supermercados, afirma John Blackledge, analista da Cowen, empresa de serviços financeiros. O Walmart comanda cerca de 25% do mercado.
“A Amazon está fazendo [as coisas] de um jeito diferente com esses formatos”, afirmou Blackledge. “Em alguns [pontos], eles terão uma grande área de preparação para entregas on-line. É um esforço de vários anos - será preciso ter um número significativo de lojas, mas não acho que eles queiram ter uma paridade com a quantidade de lojas do Walmart.”
Assim como ocorre em lojas menores, os clientes da Amazon Go Grocery farão um registro de entrada via um aplicativo de smartphone. Sensores no teto e câmeras vão, então, registrar os itens escolhidos pelos clientes, fazendo a cobrança automaticamente logo depois que eles deixarem a loja.
A Amazon informou que o sistema permite que vários membros de uma mesma família sejam registrados na mesma conta. No entanto, os consumidores não deverão ajudar outras pessoas a pegarem um item, pois a cobrança poderá recair sobre eles, uma vez que o sistema reconhece o cliente e não a cesta em que os itens são colocados.
Concorrentes da Amazon - como o Walmart e, em menor grau, a 7-Eleven - também já operam lojas sem caixas, mas suas unidades ainda estão em fase de testes. A inauguração em Seattle ocorre antes do lançamento de outra loja-conceito da Amazon em Los Angeles, que segundo a companhia será aberta ainda neste ano.
Construída onde antes havia uma loja da Toys R Us, a unidade de Los Angeles não usará a tecnologia Amazon Go e sim caixas tradicionais, segundo a Amazon. Plantas baixas obtidas na semana passada pelo blog Hngry, especializado em tecnologia de alimentos, sugerem que além de uma entrada direta pela rua, grande parte do espaço da loja será usado como um microcentro de preparação para entrega de produtos em domicílio, com o uso robôs e seres humanos.
A Amazon não quis dar detalhes sobre seus planos. As lojas físicas da Amazon, incluindo a marca Whole Foods, responderam por US$ 4,3 bilhões em receitas no quarto trimestre, o equivalente a uma queda de 1% em relação ao mesmo período de 2018. Essas unidades foram o único setor de negócios da Amazon a registrar queda de receita na comparação anual. Fonte: Valor Econômico
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05