Com o intuito de reduzir sua dívida, o Grupo Pão de Açúcar fechou a venda de 43 lojas por R$ 1,24 bilhão para fundos de investimento administrados pela BRL Trust Distribuidora e geridos pela TRX Gestora de Recursos. O contrato, informado pelo GPA ao mercado, garante a manutenção da locação dos imóveis à varejista.
O montante representa uma soma expressiva, diante do plano do grupo de se desfazer de mais de R$ 3 bilhões em ativos, como informou a analistas no mês passado.
A venda envolve lojas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Paraíba e no Distrito Federal.
Os contratos de locação terão prazo de 15 anos, renováveis por igual período, e aluguel de R$ 24 por metro quadrado por mês e um “cap rate” (taxa de retorno que uma propriedade) de 6,85%.
Fazem parte do contrato duas lojas Extra Hiper, seis lojas do Mercado Extra, 22 lojas da rede Pão de Açúcar e 13 lojas da atacadista Assaí, ocupando uma área de 541,6 mil metros quadrados de terreno e 295,2 mil metros quadrados de área construída. Considerando essas metragens, o valor do aluguel e a taxa (“cap rate”), equivale a um gasto em locação anual de cerca de R$ 85 milhões, calculou o Valor. A empresa informa que o efeito da transação no lucro líquido do GPA será “praticamente neutro”
As lojas vendidas correspondem a 7,4% do faturamento bruto do Assaí (que atingiu R$ 30,3 bilhões em 2019) e 5,6% das vendas do braço de supermercados e hipermercados (operação que faturou R$ 29,7 bilhões em 2019).
No exterior, a companhia analisa a venda de negócios do Éxito, controlado pelo GPA, na Argentina e no Uruguai. Jornais colombianos relataram uma negociação entre o Goldman Sachs e o Éxito para a venda de 90 lojas no Uruguai. A GPA ainda deve fechar ou vender 10 lojas do Extra Hiper. (Fonte: Valor Econômico)
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