Procura por produtos sustentáveis cresce 55% em marketplace, aponta estudo
24/07/2020 às 11:12

Cerca de 2,5 milhões de usuários de toda em toda América Latina compraram produtos com proposta sustentável entre junho de 2019 e maio de 2020. Só do Brasil, foram 1,4 milhão de consumidores.  No mesmo período, a categoria ganhou a adesão de  150 mil novos compradores na América Latina, dos quais 81 mil são brasileiros.

É o que aponta o estudo "Crescimento do Consumo Sustentável on-line", elaborado pela unidade de Publicidade do Mercado Livre, plataforma de venda de produtos e serviços por meio da internet.  

O estudo mostrou ainda que os consumidores não só têm optado por escolhas mais conscientes, como também são leais às ofertas desta categoria. Escova de dentes de bambu, bicicletas e canudos reutilizáveis são os campeões de procura na plataforma. Aseção de produtos sustentáveis gera 2,5 mil novos compradores todo mês.

O levantamento revelou também  que o número de vendedores que oferecem produtos considerados sustentáveis no Brasil cresceu 198% entre 2017 e 2020. Já a quantidade de itens da categoria teve um aumento de 322%, nesse mesmo período. "Os números alcançados reforçam a assertividade da nossa estratégia, que tem como objetivo dar aos consumidores a oportunidade de fazer escolhas que gerem impactos socioambientais positivos", a gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre, afirma Laura Motta.

Mais força na pandemia

O levantamento do Mercado Livre apontou que o total de usuários que visitaram a seção de produtos sustentáveis no Brasil duplicou no mês de maio, na comparação com o resultado de março de 2020. O número de compradores totais da categoria cresceu 100%, enquanto o de novos compradores avançou 130% no Brasil.

Entre as linhas de produtos que mais se destacaram no período, estão os itens classificados como reutilizáveis e lixo zero, como desodorantes sem plástico, copos menstruais e sacolas ecológicas; energia renovável, como painéis solares fotovoltaicos; e mobilidade sem emissões, como bicicletas tradicionais e elétricas. Já os produtos de maior crescimento estão relacionados a cuidados pessoais e do lar.

A pesquisa completa está disponível neste LINK 

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080