Atacadão lança serviço de e-commerce e avança na digitalização de suas operações
14/10/2020 às 10:13
O Atacadão avança em sua estratégia de digitalização e lança sua operação de e-commerce voltada ao público B2B. A nova plataforma integra o canal de vendas online do próprio Atacadão e uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado. A operação terá início no estado de São Paulo e, na sequência, será expandida para todo o país, por meio de seus 29 atacados, que já atendem 4.750 municípios com sua malha logística. Com a digitalização, a empresa potencializa ainda mais seu raio de atuação para novos municípios brasileiros. O e-commerce do Atacadão estará disponível em www.atacadao.com.br a partir da segunda quinzena de outubro.
Para acelerar este processo de inovação no Atacadão, a companhia adquiriu 51% da CotaBest, startup referência no mercado de atacado online. Com tecnologia própria, a CotaBest será responsável pelo desenvolvimento de todo marketplace. O objetivo foi buscar uma empresa com a capacidade de criar soluções eficientes e escaláveis, que pudessem apoiar ativamente na digitalização da rede.
Para Roberto Müssnich, CEO do Atacadão, a entrada da empresa no mercado digital fortalece o plano de expansão da companhia. "A força do modelo do Atacadão, aliada aos avanços que estamos promovendo na digitalização das nossas operações, e a tecnologia da CotaBest no marketplace, posiciona nosso negócio para acompanhar as tendências de consumo e consolida nosso plano de expansão no país. É mais um passo para conquistarmos novos clientes, parceiros e ampliarmos nosso market share", ressalta o executivo.
Desenvolvido para atender pequenos e médios comerciantes, o site disponibilizará cerca de 50 mil produtos, um sortimento que representa a força da rede de vendas que o Atacadão terá com seu marketplace. A sua operação própria contará com 4 mil produtos e o diferencial de preço, que é a marca registrada da companhia no Brasil. Um dos facilitadores que a plataforma oferece é a possibilidade do cliente construir uma lista de compras em que pode, semanalmente, receber a atualização com os preços mais competitivos oferecidos pelos fornecedores desse ambiente digital.
Aplicativos de entrega
Além do site http://www.atacadao.com.br focado no B2B, o Atacadão estabeleceu parceria com os aplicativos Rappi e Cornershop, possibilitando uma experiência digital nas lojas em que esses aplicativos atuam. Atualmente, 11 estados são atendidos por este serviço com 26 lojas da rede, disponibilizando cerca de 8 mil produtos. A variedade de sortimentos vai desde itens básicos de limpeza e higiene pessoal até frutas, verduras, legumes, produtos lácteos, entre outros. A operação conta com uma equipe de shoppers, dedicados à atender em tempo real os pedidos que chegam via aplicativo.
"O Atacadão vem demonstrando, ao longo de sua história, capacidade de adaptar-se com eficiência a contextos econômicos adversos e o lançamento do nosso e-commerce reforça ainda mais a percepção de que o grupo está atento às expectativas de todos os tipos de clientes, afirma Müssnich.
Expansão
O Atacadão conta hoje com 193 unidades de autosserviço e 29 atacados de entrega, garantindo o abastecimento de comerciantes por todo o Brasil. Além disso, a aquisição de 30 lojas da rede Makro, anunciada em fevereiro de 2020, contribuirá para impulsionar o crescimento do Atacadão aumentando o alcance da rede para milhares de novos clientes. A transação já foi aprovada pela Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a empresa já iniciou o planejamento de reformas e transição das unidades para a bandeira Atacadão.
Estratégia do Grupo Carrefour Brasil
As iniciativas pioneiras do Atacadão no mercado de cash & carry complementam a forte presença do Grupo na venda de alimentos online, por meio do Carrefour. Lançada há um pouco mais de dois anos, a oferta do e-commerce alimentar do Carrefour cresceu significativamente e já representa 14% das vendas da operação do varejo em São Paulo. Toda a experiência da empresa foi fundamental para desenvolver esta nova plataforma do Atacadão, com tecnologia de ponta, que valorizasse a usabilidade dos consumidores e estivesse totalmente integrada à operação física.
Além de servir melhor os nossos clientes, o e-commerce representa uma oportunidade única de crescimento adicional, principalmente no que se refere a conquista de clientes: no segundo trimestre deste ano, 60% da venda de alimentos por canais digitais foram de clientes novos.
O Grupo Carrefour Brasil é o primeiro e único grupo no país a oferecer soluções de e-commerce alimentar para todos os clientes, pessoas físicas ou jurídicas, em todos os segmentos do varejo alimentar. Com isso, reafirmamos a nossa ambição de ser o líder do e-commerce alimentar no Brasil.
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