Mais um material vai disputar o pujante mercado de água mineral no país: o papel cartão, que dá forma às caixinhas longa vida. Pelas mãos da Tetra Pak, maior player mundial nesse segmento, as embalagens cartonadas serão usadas para embalar ao menos três marcas nacionais de água, uma categoria de produto que ainda é dominada pelo vidro e pelo plástico - o alumínio também estreou na concorrência neste ano. O apelo sustentável promete ser o grande diferencial da nova embalagem.
Viabilizar a água em caixinha no mercado brasileiro, faz parte da estratégia de diversi!cação de portfólio da multinacional, para ir além das categorias tradicionais de leite, sucos e néctares. Antes da água, a embalagem cartonada já havia chegado ao mercado de laticínios, com o lançamento do primeiro queijo em caixinha do país, pela Embaré, e da primeira bebida à base de iogurte que dispensa refrigeração, pela Betânia Lácteos. Outro segmento já está no foco, o de alimentos para animais de estimação. A estreia dessas embalagens no mercado nacional de pet food está marcada para 2021.
Segundo o presidente da companhia no Brasil e vice-presidente comercial para as Américas, Marcelo Queiroz, o plano estratégico da Tetra Pak até 2030 leva em conta as tendências da indústria de bens de consumo, que é sua cliente. Mas também olha para o consumidor !nal, que cada vez mais vai buscar marcas preocupadas com as questões socioambientais.
As embalagens da Tetra Pak, destacou o executivo, atendem a esse critério: além de 100% recicláveis, são mais de 80% renováveis. Três quartos da caixinha correspondem a papel cartão proveniente de madeira cultivada e a embalagem produzida no Brasil leva ainda o polietileno verde (obtido a partir da cana-de-açúcar) da Braskem. Mas elas ainda levam alumínio e algum volume de polietileno de origem fóssil em sua composição.
Cliente da Tetra Pak em outras categorias de produtos, a Cia de Bebidas Poty lançou o!cialmente na sexta-feira a primeira marca nacional de água em embalagem cartonada, a A9. De acordo com o presidente da empresa, José Luiz Franzotti, foi a multinacional que apresentou a novidade. “Também acreditamos na sustentabilidade. Então, acreditamos no projeto”, disse. O conceito de saudabilidade uniu a caixa longa vida à água alcalina, rica em vanádio e sais minerais, o que a torna mais saudável e produto premium, observou.
Fonta: Valor Econômico
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