Parabéns, supermercadista! 12 de novembro é o Dia Nacional do Supermercado
12/11/2020 às 10:36

No dia 12 de novembro é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Supermercado.  Nesta data, em 1968, a lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. 

Desde a sua criação no Brasil, com as primeiras lojas no formato de autosserviço abertas na década de 1950, os supermercados vêm se modernizando continuamente, ampliando as atividades e, cada vez mais, oferecendo novos serviços e produtos aos consumidores.

Em agosto de 2017, atendendo a um pleito antigo do setor, o então presidente da República, Michel Temer, assinou decreto reconhecendo os supermercados  como atividade essencial da economia.

Essa essencialidade ficou evidente e mais do que reconhecida neste ano, em que o mundo viveu a maior pandemia da história. Abertos diariamente, da manhã até a noite, os supermercados  se readequaram  por completo e, com todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde para a proteção de clientes, empregados e prestadores de serviço, foram essenciais no atendimento à população.   

Num momento em que muitos setores precisaram ser fechados como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus, mesmo no pico  do isolamento social, os supermercados  se encarregaram de suprir as  demandas de abastecimento da população.

O trabalho dos supermercados foi tão importante durante a pandemia, que o ministro da Economia reconheceu na manhã desta quinta (12) em live da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que os supermercados foram (e continuam sendo) “uma extraordinária plataforma de distribuição de alimentos”, afirmou o ministro. “Se não fosse o trabalho extraordinário do setor, as prateleiras teriam ficado vazias” reconheceu e repetiu: "foi extraordinário o trabalho das redes de supermercados".

Relevância do setor

Hoje, o setor supermercadista mineiro é um dos grandes empregadores do Estado. São 205,4mil empregos diretos, com destaque para a absorção da mão de obra jovem. Cerca de 60% dos colaboradores do setor  têm nos supermercados sua primeira oportunidade formal de trabalho e podem desenvolver carreira em várias funções  por toda a vida.

No Estado são 7,3 mil lojas, com faturamento de R$ 37,3 bilhões. Isso faz do segmento também um dos grandes recolhedores de impostos aos cofres públicos.  O segmento supermercadista mineiro é o segundo maior do País, com participação de 11,3 % do faturamento do setor nacional .

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080