Transformação digital exige presença on-line do varejo
19/11/2020 às 19:00

Ter uma estratégia de atuação digital é muito mais do que ter um site. Exige investimento, informação e preparo.   Essa foi umas das muitas afirmações destacadas na live apresentada na tarde desta quinta-feira (19), pelo canal AMIS Digital no youtube.  O tema foi debatido pelo especialista em varejo e CEO da consultoria R. Dias, Alexandre Ribeiro; o fundador e CEO da VIP Commerce, Fernando Bravo, e o diretor Operacional do GF em Casa e vice-presidente da  AMIS em Três Corações, Gustavo Gorgulho Franco.   

As grandes questões discutidas foram a necessidade de atuação no e-commerce, o preparo para esta atuação e as oportunidades e riscos que representa. Um consenso é que as vendas de supermercado via internet vêm crescendo no Brasil e o setor tem que se adaptar a isso. “Como a gente já sabe que há uma transformação cultural, uma transformação digital muito grande, o que eu digo é que se você ainda não começou uma estratégia de atuação no digital muito séria, comece” afirma Bravo.

Gustavo Franco, que foi também o moderador da live, lembrou que o varejista deve pensar que o investimento em vendas on-line é a criação de outro negócio e deve ser muito bem pensado. “O e-commerce é um novo negócio e tem que ser encarado como uma nova loja, e ninguém abrem loja para dar prejuízo”, alerta, reforçando a necessidade de muita pesquisa e conhecimento antes de abrir o canal digital.  

APP – Durante a live, foram debatidas ainda as parcerias com aplicativos de entregas, os “super APPs”, que num primeiro momento pode parecer vantajoso, mas em médio prazo pode não ser importante para o supermercadista. Por exemplo, na hora de encerrar a parceria, poderá trazer danos à imagem da loja e até prejuízos econômicos e financeiros. Além disso, não há a certeza de que o cliente do supermercado que aderiu ao APP se manterá fiel ao supermercado no caso de um rompimento do contrato.

Alexandre Ribeiro fez a seguinte comparação sobre o tema: “Você daria a sua loja para o seu concorrente ao lado operar? Se você não vai fazer isso, pense bem antes de entregar a sua loja para um super APP”, analisa. Ao final, Ribeiro lembrou que os supermercadistas precisam sim ter atuação on-line, mas não de qualquer forma. “Você não pode ficar fora, mas não entre em desespero”, alerta.

O conteúdo completo da live está disponível no canal da AMIS no youtube neste link: AMIS Digital

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080