O Grupo Carrefour Brasil registrou R$ 74,8 bilhões em vendas em 2020, um aumento de 22,2%. O lucro líquido ajustado atingiu R$ 2,758 bilhões no ano, um crescimento de 43,1%, em relação a 2019. No acumulado do ano, o EBITDA ajustado atingiu R$ 5,6 bilhões (+18%) com margem de 8,3%.
Quando observado apenas o quarto trimestre de 2020, o lucro líquido foi de R$ 886 milhões, 31,1% a mais que no mesmo período do ano anterior. E as vendas brutas totalizaram R$ 22 bilhões, crescimento de 26,8% (exceto-gasolina) em relação a 2019. Ainda no trimestre, o EBITDA ajustado atingiu R$ 1,7 bi, aumento de 18,2% com margem de 8,7%.
O resultado positivo foi impulsionado pelos negócios de Varejo e Atacarejo, bem como pelo Banco Carrefour, mesmo em um ambiente desafiador como o vivido durante a pandemia da Covid-19 em 2020. O Grupo Carrefour Brasil continuou o trabalho de aceleração digital do seu ecossistema no quarto trimestre. Entre os resultados dessa aceleração estão as vendas online do Atacadão, que em seis meses de operação já atingiu crescimento sequencial de 142%. O serviço já está disponível em 25% das lojas da rede e o roll-out continuará ao longo de 2021.
O Banco Carrefour também demonstrou um ótimo desempenho, com aumento de 157% no número de novas contas via canais digitais somente em dezembro. Além disso, o novo app Meu Carrefour dobrou o número de usuários ativos no novo programa de fidelidade, representando 75% dos clientes recorrentes diários.
Para Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, "com o forte crescimento de dois dígitos em vendas e no lucro líquido, e na geração de fluxo de caixa, o Grupo Carrefour Brasil apresentou mais um desempenho notável no quarto trimestre e em 2020, atestando a força de seu ecossistema omnicanal. Em nosso implacável esforço para avançar nas iniciativas ESG, aprendemos importantes lições do trágico evento ocorrido em novembro uma de nossas lojas em Porto Alegre. O Carrefour está agora comprometido em implementar uma das mais abrangentes séries de medidas de forma a enfrentar o racismo estrutural no Brasil. Agir com responsabilidade, como temos feito ao longo da pandemia COVID-19, colocando a segurança de nossos clientes e funcionários e o respeito para eles acima de tudo, faz parte do nosso papel como líderes no varejo de alimentos no Brasil e não pouparemos esforços para responder à altura à confiança depositada em nós pelos nossos stakeholders".
Atacadão: aceleração das vendas online
Mais uma vez, a receita bruta do Atacadão cresceu vertiginosamente, atingindo R$ 15,7 bilhões no quarto trimestre. Este resultado foi impulsionado por um crescimento impressionante de 27% LfL - superando até mesmo o nível recorde alcançado no terceiro trimestre. O desempenho de vendas do Atacadão no quarto trimestre valida decisões estratégicas tomadas no passado para melhorar sua competitividade. A rede encerrou 2020 com 236 unidades, sendo 14 inaugurações entre outubro e dezembro, das quais 6 são conversões das lojas adquiridas do Makro.
No total do ano, o lucro bruto do Atacadão foi de R$ 7 bilhões, crescimento de 19,4%, com margem bruta de 15,0%. Já o EBITDA Ajustado atingiu R$ 1.065 milhão no trimestre, 25,7% superior ao mesmo período de 2019, com margem de 7,5%. No acumulado do ano, o EBITDA ajustado cresceu notáveis 28,6%, atingindo R$ 3,6 bilhões, com margem de 7,7%.
A recém-lançada operação de comércio eletrônico está crescendo mais rápido do que o esperado, atingindo resultados bastante positivos. As vendas de alimentos nesta modalidade cresceram sequencialmente em 142%, demonstrando a escalabilidade e a força deste canal. A parceria com as operadoras de serviço de entrega rápida já está disponível em 54 lojas em 12 estados, representando 25% da rede de lojas.
Carrefour Varejo
As vendas brutas no varejo do Carrefour (ex-gasolina) totalizaram R$ 5,7 bilhões no quarto trimestre, impulsionadas por um crescimento expressivo do LfL de 13,3%. O lucro bruto consolidado foi de R$ 1,4 bilhão ou 24,9% das vendas líquidas, aumento de 11,7% ou +1p.p. a.a., respectivamente, como resultado da dinâmica promocional mais assertiva no multi-formato, ganhos de eficiência e melhor contribuição do e-commerce. O segmento alimentar manteve a tendência observada no segundo e terceiro trimestres, crescendo 14,2%. Já em não-alimentar, a rede registrou um forte aumento no período (12,2%). Em dois anos, o não-alimentar teve um crescimento expressivo de 36%.
Como resultado, o crescimento LFL no ano inteiro foi de 19,6% em 2020. Embora esse desempenho tenha se beneficiado do ambiente incomum, os ganhos de market share em hipermercados de 1,5 p.p. em 2020 e altos níveis de NPS comprovam a força do posicionamento do Grupo e destacam a excelente execução.
Mais uma vez, a operação multiformato apresentou resultados expressivos e atingiu um crescimento de 15,8% LfL, principalmente impulsionado pelo setor alimentar, que continuou a superar a inflação e cresceu 14,4% LfL. O não-alimentar também teve outro trimestre forte, com crescimento de 18,4% LfL. No geral, pelo terceiro trimestre consecutivo, os hipermercados tiveram desempenho superior ao do mercado, alcançando ganhos de participação de 1,3 p.p no trimestre. O tíquete médio aumentou 33,1% no quarto trimestre, enquanto o número de tíquetes caiu 12,9%.
Os produtos de Marca Própria continuaram com seu excelente desempenho, apresentando crescimento de 22% em volume ano a ano. A penetração continuou alcançando novos recordes, crescendo para 14,9% do total de vendas líquidas de alimentos no quarto trimestre de 2020 (+1,5 p.p. a.a.) e o número de SKUs de marca própria ficou em cerca de 2.800.
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