Tão logo foi anunciada a Pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde, exatamente há um ano (11 de março de 2020), o sócio-proprietário do Supermercado Vieirão, de Ubá, Eron Júnior, percebeu que era preciso criar uma maneira de atender a parcela da população que não iria poder sair de casa. A primeira ideia que lhe veio à cabeça foi disponibilizar o serviço de entregas com as vendas feitas pelo whatssapp. E assim foi feito.
O primeiro objetivo que era atender o cliente foi atingido, mas era preciso melhorar os processos. Sempre havia erros de comunicação nos pedidos com falta de informações sobre determinado produto. Por exemplo, o cliente pedia uma manteiga de 500 gramas, mas não informava a marca. Os funcionários do Vieirão separavam o produto, mas quando chegava para a entrega, não era a marca de preferência do cliente.
Outro problema naquele primeiro momento de lançamento do serviço foi quanto à segurança, porque era preciso certificar-se de que os pedidos eram mesmo de clientes reais ou se se tratava de fraudes. O serviço pelo whatsapp funcionou até início de março deste ano.
Em 8 de março, a empresa lançou o seu serviço de vendas pela internet, o Vierão em Casa. Um atendimento que começou em fase de teste na semana anterior, para clientes mais próximos, como amigos e familiares.
Em comparação com as vendas pelo whatsapp, Eron Júnior avalia que o sistema do e-commerce garante mais segurança para a realização das vendas. Isso tanto quanto à garantia de ser um pedido real, como na correta separação dos pedidos, já que os produtos são escolhidos pelo cliente no site.
O processo do e-commerce foi liderado pelo próprio Eron Júnior que verificou também uma demanda por impulso, que muitos julgam não existir nas compras pela internet. “A tendência do e-commerce é aquela clientela que a gente já tem do Whatsapp aumentar as vendas, porque, muitas vezes, o cliente faz a lista em casa e não lembra, agora, com o e-commerce, ele está vendo o produto ali e lembra-se de um item que faltou” detalha.
É como no supermercado físico mesmo. O Cliente cria a lista, mas quando vê no site e lembra que certo produto está acabando em casa, vai incluir no carrinho virtual. “A tendência é melhorar só com a clientela fiel que a gente já tem no whatsapp. Eu acho que com ou sem pandemia, as vendas on line em supermercado vieram para ficar. Porque hoje o tempo das pessoas está muito escasso”, avalia.
Uma equipe de seis colaboradores fica a serviço do Vieirão em Casa. São um atendente, quatros separadores e um empacotador. A empresa trabalha com “janelas”, que são o período estipulado para aquela entrega. Para atender a esse período determinado das “janelas” e receber o pedido no mesmo dia, o cliente tem que comprar até as 16h horas. Se ele comprar às 16h01, já ficará para o dia seguinte.
Durante este mês de março, como forma de popularização do e-commerce, as entregas são gratuitas, mas precisam ter um valor mínimo de R$ 80. Neste primeiro momento, a demanda tem sido positiva, segundo Eron Júnior. “Estamos com vendas orgânicas, não fizemos nenhum estímulo ainda de criar ofertas somente para o e-commerce e, mesmo sem essas ações, nós estamos com uma venda bem satisfatória”, avalia
A empresa oferece ainda no e-commerce o serviço de retirar na loja. O cliente pode comprar no site até as 5 horas da tarde e retirar até as 9 horas da noite. “A questão não é nem o cliente não sair de casa, mas ele ganhar tempo”, justifica. Para este serviço não há limite de compras e nem taxa.
Entrega Express
Outra modalidade é a entrega Express, pela qual o cliente pode comprar até 24 unidades de produtos e receber num prazo de 2 horas a contar do término da compra. Mas é preciso, mesmo, que sejam até 24 unidades e não 24 SKUs. “Por que isso? Porque, às vezes, o cliente precisa de alguma coisa urgente. É para ser bem rápido mesmo, pois aí podemos atender tanto a necessidade do cliente, como a gente conseguir entregar também”, afirma. Nessa modalidade de serviço, há uma taxa de entrega de R$ 15.
Outras cidades
Em dois dias por semana, a loja entrega também em cidades mais próximas como Rodeiro Divinésia, Guidoval, Rio Branco e Tocantins. Neste caso, tomando como exemplo uma cidade que é atendida na quarta e no sábado, quando o cliente digitar o pedido no site Vieirão em Casa, já aparecerá para ele a janela de entrega indicando os dias pré determinados.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05