Em 2020 o Grupo Carrefour Brasil - que investe em dezenas de projetos sociais, com foco em educação alimentar, alimentação saudável, combate ao desperdício de comida e geração de emprego, renda e inclusão - diversificou o investimento social ao longo do ano e destinou R$30 milhões a ações na cidade e no campo.
Com iniciativas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e ao Act for Food, movimento internacional lançado pela companhia em 2018 e que visa à democratização de produtos saudáveis e frescos, conscientizando a população sobre bons hábitos, em 2020, a companhia organizou um grande movimento solidário, atuando para reduzir os impactos sociais da pandemia.
No total, foram arrecadados e doados R$ 21 milhões em alimentos, máscaras de proteção facial e produtos de higiene, beneficiando mais de 2,5 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade em âmbito nacional. E, em dezembro, por meio do projeto ‘Natal do Bem’, a empresa ainda arrecadou mais 37 toneladas de alimentos e doou, adicionalmente, seis mil cartões de vale alimentação, que beneficiaram cerca de 35 mil brasileiros.
"Marcado pela pandemia, 2020 foi um ano atípico e que demandou novos olhares e estratégias sociais para apoiarmos as populações mais carentes", avalia o Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Lucio Vicente. "Como líderes do varejo no Brasil, assumimos a responsabilidade de beneficiar o maior número possível de brasileiros, principalmente, com a doação de alimentos".
O ‘novo normal’ exigiu que as entidades parceiras do grupo também se adequassem, para aproveitar a verba privada da melhor forma possível e assegurando o isolamento social. Foi o caso da Gastronomia Periférica, que atua com transformação social via gastronomia, por meio de cursos de profissionalização gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade, e precisou se adaptar ao modelo de educação à distância (EAD). Com isso, foi possível mais de 500 visualizações das aulas abertas nas mídias sociais.
Por conta do EAD, foram realizadas recargas mensais de dados de internet para os alunos, entrega de cartões-presente em suas residências para adquirirem os insumos necessários para o curso e avaliação online. Além disso, também foram distribuídas mais de duas mil unidades de cartões-presente para 10 entidades assistenciais.
No campo
Além disso, reforçando o apoio aos povos tradicionais e aos produtores agroextrativistas, que foram diretamente impactados pela pandemia, e em parceria com a ONG WWF, o Carrefour investiu em um programa de inclusão socioeconômica e produtiva de 500 famílias do Cerrado, localizadas em duas regiões prioritárias: Mosaico Sertão Veredas Peruaçu e Chapada dos Veadeiros.
O objetivo dessa iniciativa é valorizar os produtos dos biomas do cerrado brasileiro e dar a esses grupos maior acesso a mercados, oferecer capacitação para que possam aprimorar os processos de produção e a gestão dos negócios, melhorar a capacidade de produção de cinco organizações comunitárias, aumentar o volume de operações da Central do Cerrado (produção e comercialização) nas diferentes cadeias agroextrativistas e adotar o Selo Origens Brasil para cadeias selecionadas. Polpas de frutas regionais e a cerveja coquinho já estão sendo, inclusive, comercializadas nas lojas do Carrefour.
Esse projeto está alinhado à Plataforma de Embarque de Pequenos Produtores da companhia, por meio da qual é promovida uma aproximação com cooperativas de produtores regionais e comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, visando à comercialização de alimentos frescos e produzidos de forma agroecológica, em linha com o movimento Act for Food.
Causa animal
Em 2020, os animais abandonados em lojas do grupo continuaram recebendo toda a atenção da companhia, que investe permanentemente em ações de proteção e de conscientização da sociedade para a causa animal. Em parceria com a AMPARA Animal, ‘ONG Mãe’ que oferece assistência a mais de 450 abrigos de cães e gatos em todo o país, durante a pandemia, o Grupo Carrefour Brasil patrocinou a doação de mais de 31 mil quilos de ração, mais de quatro mil castrações, mais de 100 adoções de cães e gatos e mais de 400 atendimentos veterinários na região de Osasco.
Em relação a gatos, mais de 250 foram cuidados com ações de CED (captura, esterilização e devolução), quase 190 foram resgatados e 100 foram beneficiados com alimentação e atendimentos veterinários no gatil da Barra da Tijuca (RJ). Em relação a cães, 96 foram resgatados. Entre junho e setembro, a empresa também doou R$100 mil reais no âmbito da campanha #viralatasemfome, cujo objetivo foi arrecadar verbas para animais que vivem em regiões muito críticas do país. Esse investimento foi dividido entre 10 ONGs para adquirirem ração ou outros produtos pet de extrema necessidade, beneficiando mais de 3.360 animais.
Além disso, a companhia também destinou recursos para animais silvestres: mais de 30 mil quilos de alimentos foram doados para o Projeto Onça Pintada Paraná, mais de 30 mil quilos para a Mata Ciliar, mais de três mil quilos para a AMPARA Silvestre destinar à região do Pantanal, beneficiando mais de 3,5 mil animais. E com o apoio da AMPARA Animal, a empresa produziu ainda uma cartilha de manejo de cães e gatos em lojas, para auxiliar os colaboradores a lidarem com os animais de acordo com as melhores práticas.
Outra iniciativa que merece destaque foi a inauguração do Hospital Ampara, em fevereiro de 2020. Localizado no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, trata-se de um hospital veterinário com serviços gratuitos para a população. As castrações de cães e gatos foram iniciadas em julho de 2020 e até dezembro aproximadamente três mil cirurgias foram realizadas.
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