Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água, neste 22 de março, tem servido de alerta para empresas implantarem ou reforçar os cuidados no uso da água e ampliar as ações para a preservação das fontes hídricas.
Uma dessas empresas é a Bem Brasil Alimentos, com planta industrial no ramo de batata pré-frita congelada, em Araxá, no Alto Paranaíba. A companhia reutiliza 90% da água absorvida no decantador do lavador, além de tratar os 10% restantes. E continua implementando iniciativas para reduzir ainda mais os impactos ambientais do negócio.
Um dos destaques dessa atuação é a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), grande desafio na época da inauguração da sua primeira fábrica, em 2006. O clima quente e úmido de Araxá, no Triângulo Mineiro, exigiu a criação de um método específico, único e, ao mesmo tempo sustentável, para realizar a limpeza físico-química e biológica dos resíduos gerados na linha de produção, antes de devolvê-los ao corpo hídrico, dentro de padrões estabelecidos pelo órgão ambiental. A unidade ainda conta com uma ETA - Estação de Tratamento de Água, que tem como principal objetivo garantir os padrões de potabilidade ao consumo humano.
Outra ação importante é a fertirrigação das lavouras, na planta de Perdizes, que aproveita os efluentes líquidos tratados e é considerado um dos métodos mais eficientes na utilização sustentável dos recursos hídricos e economia de água, prática associada à chamada “Economia Circular”. Além disso, dentro do próprio processo produtivo da companhia, há equipamentos que consomem menos as fontes naturais e possibilitam a recirculação em algumas fases.
“A sustentabilidade nasceu com a empresa, antes mesmo de ser prática comum no mercado. Os investimentos e a busca por inovação no setor ambiental são permanentes e com resultados eficientes aqui. Aliás, acreditamos que, para crescermos e nos mantermos prósperos, é preciso respeitar todo o ecossistema”, ressalta a supervisora de Meio Ambiente da Bem Brasil, Érika Araújo.
Ela acrescenta que, atualmente, a companhia implanta novos projetos estratégicos de gestão da água, incluindo a captação de chuva para destinar às áreas internas e à jardinagem. “Poderemos ter um reuso mais nobre, como com irrigação de plantas, limpeza de pisos, descargas de vasos sanitários, dentre outros. É uma iniciativa que compreende componentes nas várias etapas do processo: transporte da água da chuva através de tubos, filtragem e armazenamento em grandes tanques para reutilização ou recarga em grande escala”, explica.
Érika ressalta que a escassez da fonte hídrica afetaria, ao menos, dois terços da população mundial em 2050, segundo relatório da ONU. “Isso quer dizer que trabalho e dedicação na indústria alimentícia serão necessários para garantir a qualidade da água e a segurança alimentar”, conclui. A Bem Brasil também realiza treinamentos internos com os colaboradores – para consumo consciente do insumo nos nossos processos – e atividades de sensibilização e orientação da comunidade, especialmente escolas, sobre a utilização racional da água.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05