Além de estar presente no dia a dia das pessoas, com atendimento essencial às famílias, os supermercados têm papel relevante no desenvolvimento econômico do estado e em âmbito regional. Muitos pequenos produtores se mantêm no mercado e ajudam a movimentar a economia local graças a parcerias de fornecimento para o setor supermercadista.
Nesse período em que muitas feiras livres, realizadas em espaços públicos precisaram ser fechadas, os produtores que comercializavam ali ficaram sem onde vender e podem ter nos supermercados uma saída para escoar essa produção.
Em Juiz de Fora, a prefeitura municipal viu no setor uma forma de ajudar esses produtores. Como forma de dar início às negociações, convidou alguns representantes de supermercados para tratar do assunto. Participaram de um encontro, de forma virtual, representantes da AMIS; do Sindicomércio-JF, representado pelo presidente, Emerson Beloti; e os secretários municipais de Juiz de Fora, de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio José Godinho Delgado, e da pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Fabíola Paulino da Silva.
A AMIS foi representada pelo Vice-Presidente Regional na cidade, Álvaro Pereira Lage, executivo do Grupo Bahamas, e o Vice-Presidente Regional em Santos Dumont, que tem loja também em Juiz de Fora, Cláudio Caetano, diretor do Supermercado Rei do Arroz. Os supermercados estavam representados ainda pelo Presidente do Grupo Bahamas e vice-presidente do Sindicomércio-JF, Paulo Roberto Lopes, e o diretor do Supermercado Pais & Filhos, de Juiz de Fora, Marco Antônio Fernandes, também associado da AMIS.
A reunião teve como objetivo propor a negociação e discutir a possibilidade de os supermercados adquirirem a produção dos produtores de Juiz de Fora e de municípios do entorno. Esses produtos, em sua maioria, são folhosas diversas, legumes, verduras, ovos caipira, mel e queijo. Itens que podem chegar aos supermercados frescos e bem conservados por estarem próximos às lojas. Algumas parcerias de fornecimento já foram efetivadas.
A proposta da prefeitura, se assemelha ao que a AMIS vem fazendo desde 2016, em parceria com o Governo de do Estado, por meio do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios, denominado anteriormente de Circuito Mineiro de Compras Sociais. Um projeto que promove a aproximação dos pequenos negócios com a rede supermercadista.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05