Uma empresa em que os funcionários podem se capacitar, desenvolver novos produtos e, ao final do processo, optar por criar sua própria Startup e ir ao mercado oferecer suas soluções. Tudo isso, tendo como garantia que o seu local de trabalho atual será o primeiro cliente. Esse é o novo programa de intraempreendedorismo do Banco Carrefour.
Liderado pelo setor de inovação da instituição, o projeto convidou colaboradores do banco e de todo o Grupo Carrefour Brasil a construir novos produtos conectados a desafios da companhia e começar a empreender.
A inciativa teve início em dezembro de 2020, quando aconteceram os primeiros Hackathons entre os times internos. Os eventos tiveram como foco a capacitação dos colaboradores e a disponibilização de dados para o desenvolvimento das soluções. De lá, saíram os quatro projetos selecionados e que agora estão em fase de estudo de viabilidade.
O desenvolvimento de cada solução segue até o mês de junho, quando os colaboradores passarão por um novo estágio de aceleração dos projetos em um Bootcamp, formato que une um treinamento intensivo com a aplicação na prática. Após esta etapa, acontecem as apresentações finais para a diretoria do Banco Carrefour.
A partir daí os participantes, em conjunto com a empresa, poderão optar por três alternativas, como a permanência com vínculo atual de trabalho, a incorporação do projeto como uma nova área de negócio dentro da instituição financeira ou, ainda, o desenvolvimento de sua própria Startup com base no projeto apresentado. Neste último caso, o Banco encerra o contrato com cada um dos envolvidos e passa ser cliente ou investidor da nova empresa criada, oferecendo um aporte inicial para início da operação.
Para o head de inovação do Banco Carrefour, Charles Schweitzer, o objetivo do programa é criar um novo formato de construção de projetos entre organização e colaboradores. "Estamos falando aqui de um novo modelo de empreendedorismo. A empresa oferece a capacitação, a mentoria, as ferramentas e o espaço para discussão. O colaborador entra com a criatividade, o insight, a ideia inovadora. Ao final, juntos, podemos gerar oportunidade de novos negócios para todos e fortalecer o ecossistema", afirma.
Núcleo financeiro do Grupo Carrefour Brasil, o Banco Carrefour tem construído nos últimos anos um ambiente de trabalho baseado na metodologia ágil aplicada ao negócio, implementando soluções baseadas nos pilares de inovação e apostando na transformação digital para colaborar com a vida financeira dos clientes de todo o ecossistema de varejo do grupo. Hoje possui mais 600 colaboradores e outros mais de 3 mil profissionais de atendimento e vendas.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05