Segmento atacado distribuidor cresce 5,2% em 2020, mostra ranking da ABAD
12/05/2021 às 10:15

O estudo do Ranking ABAD/Nielsen 2021 – ano base 2020, realizado pela  Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) em parceria com a consultoria Nielsen, registra para o setor atacadista e distribuidor brasileiro crescimento de 5,2% em 2020, em termos nominais,com faturamento de R$ 287,8 bilhões, a preço de varejo. Em termos reais (número deflacionado), o crescimento foi de 0,7%, o que garantiu ao setor a participação de 51,2% no mercado mercearil nacional, avaliado pela Nielsen emR$ 562,3 bilhões no ano passado. Com pequena redução em relação ao ano anterior, essa participação permanece robusta e abrange mais de 50% do mercado pelo 16º ano consecutivo.

O Ranking ABAD/Nielsen, publicado desde 1994, analisa anualmente os resultados e a atuação dos agentes de distribuição de todo o país, com informações relevantes para orientar planos estratégicos e investimentos do Canal Indireto.

Os números apontam que a amostra formada pelas 660 empresas participantes do estudo faturou R$ 165 bilhões em 2020, representando uma fatia de 49,2% do faturamento total do setor, a preço de varejo. Os respondentes da pesquisa estão assim distribuídos: 136 do Centro-Oeste, 234 do Nordeste, 92 do Norte, 80 do Sudeste e 118 do Sul do País.

Quanto às modalidades, 73% (476) dos respondentes afirmam atuar no modelo distribuidor com entrega; 52% (337) afirmam atuar no modelo atacado generalista com entrega; 31% (203) afirmam atuar no modelo atacado de balcão; 11% (74) afirmam atuar no modelo atacado de generalista de autosserviço e 8% (50) afirmam atuar no modelo agente de serviços.

Quanto à área de atuação, os atacadistas geralmente concentram sua atividade em sua região de origem. Mais da metade das empresas (53%) atua em apenas um estado, mas responde por 19,8% (R$ 32,7 bi) das vendas totais. Outros 4% atuam em 10 ou mais estados, respondendo por 44,4% (R$ 73,2 bi) das vendas totais. Apenas 1% dos atacadistas atuam em todos os estados, mas respondem por 39,6% (R$ 63,8 bi) das vendas totais.

Mineiras

Três redes atacadistas mineiras aparecem entre as dez maiores do ranking. O Grupo Martins, na segunda posição do ranking, com faturamento de R$ 6,5 bilhões em 2020; a Tambasa, com R$ 4,4 bilhões, em terceira posição; a Decminas / Apoio Mineiro,  em sétimo lugar, com R$ 2,6 bilhões, e o Villefort Atacadista, com R$ 1,85 bilhão, na 10ª colocação.

As 10 maiores do ranking ABAD

Classific.

Nome Fantasia

UF

Fat. Ano 2020

Var %

1

ATACADÃO

SP

51.816.790.839,00

23,2

2

GRUPO MARTINS

MG

6.536.491.080,10

28,3

3

TAMBASA ATACADISTAS

MG

4.412.866.606,00

27

4

GRUPO DIA A DIA

DF

2.783.400.100,00

39,6

5

SERVIMED COMERCIAL

SP

2.728.469.673,00

6,4

6

ATAKADAO ATAKAREJO

BA

2.687.885.490,00

29,2

7a

DECMINAS / APOIO MINEIRO

MG

2.666.303.432,34

52,7

8

DELLY'S FOOD SERVICE

SC

2.524.685.229,59

16,7

9

JC DISTRIBUIÇÃO / COSTA ATACADÃO

GO

2.373.041.564,68

57,2

10

VILLEFORT ATACADISTA

MG

1.856.475.873,50

23,8

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080