O Grupo Carrefour Brasil registrou crescimento de vendas de 15,1% (sem gasolina) no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2020, superando os 11,2% do mercado (de acordo com a Nielsen), totalizando R$ 18,1 bilhões em vendas totais no trimestre. Na mesma base de lojas o crescimento foi de 11,6%.
Os números são do balanço trimestral do grupo divulgado nessa terça-feira (11). Para o grupo, o resultado é atribuído a ações como foco em expansão, omnicalidade e multiformatos. "Esse crescimento é reflexo da estratégia do Grupo de otimizar seu ecossistema e manter uma competitividade sustentável, com controle de custos, presença nacional sólida e aprimoramentos operacionais online e offline, de forma a estimular a jornada e frequência do cliente em todos os formatos", explica o CFO do Grupo Carrefour Brasil, Sebastien Durchon.
A estratégia de expansão nos formatos de Atacado e Proximidade nos últimos 12 meses adicionou mais 4,2% de crescimento, com a abertura de nove lojas de atacado de autosserviço (das quais 5 foram conversões Makro) e uma loja de proximidade. O Grupo chegou a 732 lojas no final de março de 2021.
Para Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, os resultados positivos trimestre a trimestre mostram a posição sólida da companhia, mesmo diante do cenário desafiador. "Em todas as frentes de negócio, acompanhamos as oportunidades de reduzir custos e melhorar o serviço e a interface com os clientes. Com isso, conseguimos manter nossa missão de entregar alimentos de qualidade a preços acessíveis ao consumidor, mesmo no cenário desafiador de um ano de pandemia, onde a inflação alimentar é três vezes maior do que a taxa oficial de inflação do país."
O lucro bruto do Carrefour Varejo no período foi de R$ 1,1 bilhão - 23,4% das vendas líquidas - um aumento de 3,7% no comparativo anual, além de um forte crescimento de 25,4% do Ebitda Ajustado, que atingiu R$ 267 milhões.
Suportado por uma operação relevante tanto nos canais online quanto offline, as vendas em mesmas lojas cresceram 9,3% - 8,6% (sem gasolina) -, alcançando R$ 5,4 bilhões no primeiro trimestre. Tanto a parte de produtos alimentares, quanto à de não-alimentares foram positivas, alcançando 7,1% e 11,1% de crescimento na base de mesmas lojas, respectivamente.
O hipermercado, pelo quarto trimestre consecutivo, superou o mercado e registrou um crescimento acumulado de 21% em um período de dois anos. Ambas as estratégias estão ligadas aos esforços para impulsionar melhorias estruturais na eficiência operacional do Carrefour e levaram a 2,4 p.p. de ganhos de diluição de DVG&A (despesas administrativas) no multiformato em dois anos.
No Atacadão, em um período de 2 anos, o crescimento das vendas atingiu 33,5% e, já neste trimestre, a receita bruta da rede atingiu R$ 12,7 bilhões, impulsionada pelo crescimento de dois dígitos e de 12,9% no conceito mesmas lojas.
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