Integrantes da AMIS Jovem tiveram mais um encontro na manhã desta sexta-feira (21), em formato virtual. A reunião foi aberta pelo presidente, Matheus Neves, que deu boas-vindas aos participantes e destacou o trabalho da entidade nos debates de temas atuais do setor, especialmente, da sucessão, que, disse, não é um tema fácil de tratar. “Tem muitos desafios, que são longos, às vezes desanimadores, mas nós que vivemos muitos desafios no varejo temos que passar por isso”, avalia.
O Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala, também participou da abertura do evento e reforçou a importância da entidade jovem. “É muito bom para todos nós saber que a AMIS Jovem não é mais uma ideia, é fato”, ressalta.
O diretor Comercial da AMIS Jovem, Alex Cordeiro, foi o moderador dos trabalhos durante a reunião.
A programação se desenvolveu com apresentação de Rafael Lacerda, diretor e fundador da Lacerda Diniz Sena, escritório de advocacia, patrocinador do encontro. Ele falou dos desafios de fazer uma sucessão como as diversas questões que nem sempre são consideradas pelos sucessores e fundadores.
Em seguida, o deputado federal e diretor da Transpes, Lucas Gonzalez, outro convidado a falar aos jovens, citou a atuação das diferentes gerações, fundadores e sucessores, nas empresas. Ele reforçou a importância da valorização do conhecimento acadêmico da nova geração, mas também de “honrar” os pais e avôs. Gonzales falou da forma como as novas gerações devem exercer sua atuação nas empresas. O conhecimento técnico, diz ele, é importante, mas também algo mais. “É preciso ter paixão pelo negócio, brilho nos olhos e vontade trabalhar”, ilustra.
Case
O case de sucesso da reunião foi apresentado pela vice-presidente do Grupo Tonin, Elisa Peres Tonin, que falou da sua trajetória acadêmica e profissional até assumir posições na empresa. Trajetória, inclusive, como vendedora de sorvete e de trabalho na área de estoques na Disney, como emprego temporário e parte de programa de treinamento.
A passagem pela Disney, disse Elisa, contribuiu muito com a atuação no grupo Tonin. “O nosso processo de contagem de estoque nas nossas lojas eu aprendi na Disney”, conta. Hoje, como vice-presidente, ela disse que “tem atuação em praticamente 100% da empresa”.
Tendências
Outro convidado para falar aos integrantes da AMIS Jovem foi o Caio Lira, diretor da Ambev, empresa que também é patrocinadora do encontro. Ele falou da sua atuação, dos propósitos da companhia e ressaltou o processo de constante renovação da indústria de bebidas, onde o executivo está há 20 anos.
Lira citou o processo de mudança da indústria, do varejo e do comportamento do cliente nos últimos anos e apontou quatro “macrotendências” do consumidor: a busca por conveniência; o senso de oportunidade; busca por experiências, e a conexão com a comunidade em que atua.
Lira falou ainda da tendência de o consumidor valorizar menos a marca e mais os segmentos de produtos. “Vai haver uma transformação do portfólio, como está ocorrendo com os formatos de vocês do varejo”, diz. Ele informou também sobre lançamentos de produtos que a empresa terá em breve.
Preparo
No encerramento da reunião virtual, Cristiano Rezende, do Mart Minas, também falou de como deve ser o processo de sucessão nas empresas e do preparo que os sucessores precisam ter. Ele lembrou que os sucessores devem primeiro conquistar seu espaço nas empresas para depois exercer o papel. “É preciso ocupar o espaço antes de ocupar a cadeira”, enfatiza.
Patrocínio: a reunião da AMIS Jovem tem o patrocínio da Ambev e do escritório de advocacia Lacerda Diniz Sena.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05