As vendas do segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos tiveram alta de 5,7% nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. É o que mostra o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Segundo o presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basilio, apesar do resultado positivo, ainda é necessária cautela. “Mesmo com uma tendência de aceleração da retomada da economia, o crescimento de 8,90% no INPC nos últimos doze meses é preocupante”, afirma
Segmentos
O segmento de Perfumaria foi o que apresentou a melhor performance, atingindo alta de 22% em vendas. O destaque fica por conta da perfumaria feminina, que teve um crescimento de 26% no primeiro quadrimestre de 2021, contra 15% da perfumaria masculina. Ações promocionais e datas comemorativas, como o Dia das Mães, contribuíram para impulsionar o consumo deste segmento no período, assim como a cultura brasileira de se perfumar como ato de promoção de bem-estar, segundo a Abihpec.
O segmento de produtos de Higiene Pessoal segue com alta e fechou o primeiro quadrimestre com crescimento de 11,4%, dada a relação dos itens deste segmento com a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, como a COVID-19.
Dentre as categorias que tiveram melhor desempenho estão as de produtos relacionados ao banho, hábito reforçado no dia a dia dos brasileiros, por conta também da prevenção à Covid-19. No primeiro quadrimestre de 2021, a categoria de sabonetes obteve uma alta nas vendas de 23%; a de shampoos +2% e condicionador +1%.
Tratamento capilar segue em crescimento de dois dígitos, com 18%. A categoria lançou uma enorme diversidade de produtos, como aqueles destinados a controlar o frizz, hidratar, proporcionar maciez, auxiliar na prevenção dos danos cotidianos, além de melhorar a definição dos cachos. O que não falta no mercado são produtos para atender às diferentes demandas do consumidor e as marcas que atuam nesta categoria não param de inovar.
Já consumo do álcool em gel nos quatro primeiros meses de 2021 se manteve estável em comparação ao mesmo período de 2020. O consumidor entendeu a sua importância como um produto essencial no combate à pandemia da COVID-19, quando não há possibilidade da lavagem das mãos.
No segmento de Cosméticos, a categoria de “maquiagem para as unhas” foi o grande destaque, com um crescimento de 8,7%. Os hidratantes corporais apresentaram crescimento de 40%.
Outra categoria de produtos que ganhou importante papel na pandemia foi a de cuidados com a pele do rosto. Os destaques foram os tônicos faciais, com crescimento de 23%; e os produtos anti-acne, com alta de 28%.
Já o segmento de tissue, que contempla papel higiênico, toalha de papel multiuso e lenço de papel, apresentou queda de vendas -17,9% em função da alta dos custos dos insumos indexados em dólar.
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