O que é a LGPD?
21/07/2021 às 16:33

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) complementa o Marco Civil da Internet, de 2014, com o objetivo de proteger dados tratados no Brasil, na esfera digital ou fora dela, por qualquer tipo de empresa ou órgão público.

A principal meta é garantir a privacidade dos dados pessoais das pessoas e permitir um maior controle sobre eles. Além disso, a lei cria regras claras sobre os processos de coleta, armazenamento e compartilhamento dessas informações, ajuda a promover o desenvolvimento tecnológico na sociedade e a própria defesa do consumidor.

BENEFÍCIOS:

- Aumentar o valor de mercado:

Atualmente, vivemos em uma economia baseada em dados, naturalmente, o contrabalanço da inovação tende a ser a proteção, dessa forma, empresas que invistam no compliance a LGPD, tem os seus valores financeiros e reputacionais, acrescidos perante o mercado e a sociedade.

- Prevenção de impactos na imagem:

Saber agir da forma correta a partir de um incidente, ou, demonstrar a adequação com base em transparecia nos tratamentos, protegem as empresas em um primeiro momento. Buscar a adequação a LGPD terá o foco inicial em garantir a não perda financeira, mas com o tempo se tornará investimento, aumentando a receita devido a confiabilidade dos clientes.

- Obter vantagem competitiva:

A LGPD tem um cunho reputacional muito forte, afinal, em uma sociedade conectado tudo toma proporções mais do que devidas, dessa forma, comunicando os titulares sobre a evolução da adequação a empresa obtém vantagem frente aos concorrentes, aumentando o resultado dos clientes atuais, e atraindo novos clientes.

- Demonstra confiabilidade para sócios e investidores:

Atingir e manter um programa de compliance a LGPD também atrai atenções de investidores, todos querem investir em negócios seguros e que principalmente se preocupam com a conformidade de toda empresa. Investir em proteção de dados traça uma comunicação com o mercado, que a empresa efetivamente tem visão holística, com estratégias sólidas de crescimento.

RISCOS:

- Risco Reputacional:

O primeiro grande impacto a ser sentido a partir de uma violação ou vazamento de dados pessoais, é o reputacional. Ganhar as manchetes sobre um vazamento de dados, exposição de fraquezas ou até mesmo o desrespeito aos direitos dos titulares, será inabalável para a empresa.

- Queda de Rentabilidade:

Após o impacto na imagem, a perda de margem, vendas e resultados é automática, devido a imagem fragilidade os clientes procuram ambientes mais seguros e confortáveis para se relacionar, preço não é mais o diferencial em um mercado digital e conectado.

- Perda de Marketshare (Mercado):

Os clientes migram para os concorrentes, e a empresa vê seu faturamento minguar, o negócio deixa de prosperar e novos incidentes podem ocorrer durante o período. Fazer venda é uma coisa, fazer clientes é algo bem mais complexo.

- Perda Financeira:

Enfim, os impactos chegaram ao caixa, queda nos resultados, queda na margem, alto custo operacional, a conta não fecha mais, e ainda por cima, devido a possíveis negligencia, ainda poderão ocorrer multas financeiras, seja na esfera civil (em processos movidos pelos titulares), mas também sanções da própria LGPD, que vão de 2% do faturamento do ano anterior, limitado a R$50.000.000,00 por infração.

Supermercadista, entre em contato para se adequar à LGPD de forma segura.

www.svxconsultoria.com.br

contato@svxconsltoria.com.br

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080