No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), referente a junho, com empresas de todos os portes em todas as regiões do estado.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado (junho/21 sobre junho/20), também houve crescimento, com variação de 2,60%. Já em relação a maio, o setor apresentou retração nas vendas, com desempenho negativo de 1,50%.
Os dados estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
Crescimento no semestre - O resultado do setor no semestre está alinhado com as projeções feitas pela AMIS no início do ano, que é de um crescimento de 4,20% para todo o exercício. Esse desempenho sobre o mesmo período de 2020 mostra que, mesmo com os altos custos tanto de produtos quanto de operação de lojas, o setor vem sobressaindo bem à pandemia. Aponta também o aumento da confiança dos empresários e consumidores em um cenário de recuperação da economia, especialmente, com o avanço da vacinação.
Junho X maio – Por outro lado, a retração em junho mostra que fatores diversos impactaram o setor, como a taxa de desemprego (14,7%); a redução do auxílio emergencial; decretos municipais restringindo o funcionamento dos supermercados, com o fechamento em determinados dias ou a redução de horário. O calendário também influenciou: junho, com 30 dias, teve quatro finais de semana, enquanto maio (31 dias) teve cinco.
A boa notícia da gradual abertura de outros segmentos da economia também afeta as vendas nos supermercados; porque divide a renda, já pequena, de um consumidor com necessidades e desejos de compras de outros itens de consumo.
Regiões (quadro2): Na avaliação por região, no acumulado do semestre, o maior resultado positivo ocorreu na Central, com 6,94%. Já a maior retração foi verificada no Centro-Oeste, com -2,15%. Em junho sobre maio, o melhor desempenho (+1,06%) ocorreu também no Centro-Oeste, o que já mostra uma recuperação da região. A maior retração no mês ocorreu no Sul (- 4,89%), exatamente uma das regiões mais impactadas por decretos municipais que restringiram o funcionamento do setor por motivo da pandemia.
Novas lojas e mais empregos
No primeiro semestre deste ano, os supermercados abriram 29 lojas em Minas Gerais. Os novos empreendimentos contemplaram todas as regiões do estado e todos os formatos de lojas. Essas novas unidades representaram a geração de 3.150 novos postos de trabalho.
1. VARIAÇÃO ACUMULADA 2021 – JANEIRO A JUNHO
Mês |
Vs. mês anterior |
VS. mesmo mês ano anterior |
Acumulado do ano |
|
Janeiro |
-18,98% |
12,84% |
12,84% |
|
Fevereiro |
-7,67% |
2,08% |
7,41% |
|
Março |
9,93% |
0,25% |
4,82% |
|
Abril |
-1,62% |
6,18% |
5,16% |
|
Maio |
0,56% |
0,32% |
4,14% |
|
Junho |
-1,50% |
2,60% |
3,88% |
2. VARIAÇÃO REGIONAL
Mês |
Vs. mês anterior |
VS. mesmo mês ano anterior |
Acumulado do ano |
|
Central |
-1,98% |
3,58% |
6,94% |
|
Centro-Oeste |
1,06% |
2,45% |
-2,15% |
|
Norte/Noroeste |
-1,77% |
-3,52% |
-1,84% |
|
Rio Doce/Muc./Jeq. |
-3,87% |
-0,46% |
2,30% |
|
Sul |
-4,89% |
-4,18% |
0,82% |
|
Triâng./Alto Paran. |
-0,82% |
5,10% |
4,93% |
|
Zona da Mata |
0,18% |
3,58% |
3,90% |
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