Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre
05/08/2021 às 15:27

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), referente a junho, com empresas de todos os portes em todas as regiões do estado. 

Na comparação com o mesmo mês do ano passado (junho/21 sobre junho/20), também houve crescimento, com variação de 2,60%. Já em relação a maio, o setor apresentou retração nas vendas, com desempenho negativo de 1,50%.

Os dados estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.

Crescimento no semestre - O resultado do setor no semestre está alinhado com as projeções feitas pela AMIS no início do ano, que é de um crescimento de 4,20% para todo o exercício. Esse desempenho sobre o mesmo período de 2020 mostra que, mesmo com os altos custos tanto de produtos quanto de operação de lojas, o setor vem sobressaindo bem à pandemia. Aponta também o aumento da confiança dos empresários e consumidores em um cenário de recuperação da economia, especialmente, com o avanço da vacinação. 

Junho X maio – Por outro lado, a retração em junho mostra que fatores diversos impactaram o setor, como a taxa de desemprego (14,7%); a redução do auxílio emergencial; decretos municipais restringindo o funcionamento dos supermercados, com o fechamento em determinados dias ou a redução de horário.  O calendário também influenciou: junho, com 30 dias, teve quatro finais de semana, enquanto maio (31 dias) teve cinco.

A boa notícia da gradual abertura de outros segmentos da economia também afeta as vendas nos supermercados; porque divide a renda, já pequena, de um consumidor com necessidades e desejos de compras de outros itens de consumo.

Regiões (quadro2): Na avaliação por região, no acumulado do semestre, o maior resultado positivo ocorreu na Central, com 6,94%. Já a maior retração foi verificada no Centro-Oeste, com -2,15%.  Em junho sobre maio, o melhor desempenho (+1,06%) ocorreu também no Centro-Oeste, o que já mostra uma recuperação da região.  A maior retração no mês ocorreu no Sul (- 4,89%), exatamente uma das regiões mais impactadas por decretos municipais que restringiram o funcionamento do setor por motivo da pandemia.

Novas lojas e mais empregos 

No primeiro semestre deste ano, os supermercados abriram 29 lojas em Minas Gerais. Os novos empreendimentos contemplaram todas as regiões do estado e todos os formatos de lojas. Essas novas unidades representaram a geração de 3.150 novos postos de trabalho.

1.      VARIAÇÃO ACUMULADA 2021 – JANEIRO A JUNHO

Mês

Vs. mês anterior

VS. mesmo mês ano anterior

Acumulado do ano

 
 

Janeiro

-18,98%

12,84%

12,84%

 

Fevereiro

-7,67%

2,08%

7,41%

 

Março

9,93%

0,25%

4,82%

 

Abril

-1,62%

6,18%

5,16%

 

Maio

0,56%

0,32%

4,14%

 

Junho

-1,50%

2,60%

3,88%

 

2.      VARIAÇÃO REGIONAL

Mês

Vs. mês anterior

VS. mesmo mês ano anterior

Acumulado do ano

 
 

Central

-1,98%

3,58%

6,94%

 

Centro-Oeste

1,06%

2,45%

-2,15%

 

Norte/Noroeste

-1,77%

-3,52%

-1,84%

 

Rio Doce/Muc./Jeq.

-3,87%

-0,46%

2,30%

 

Sul

-4,89%

-4,18%

0,82%

 

Triâng./Alto Paran.

-0,82%

5,10%

4,93%

 

Zona da Mata

0,18%

3,58%

3,90%

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