18ª Semana do Pescado tem início nesta quarta em todo o País
02/09/2021 às 10:00

Foto: Divulgação/Semana do Pescado 

Prometendo ser a maior e melhor de todos os tempos e com muitas novidades, a 18ª Semana do Pescado tem início amanhã, 1º de setembro em todo o Brasil. 

A campanha, que na verdade tem duração de 15 dias, é uma iniciativa do extinto Ministério da Pesca e Aquicultura para promover o segmento e estimular o consumo de pescados num mercado com muito potencial para crescer.  Enquanto a demanda per capita de peixes e frutos do mar no Brasil é de cerca de 9 quilos, a média mundial supera os 20 quilos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU).

A Semana do Pescado 2021 é organizada pelo próprio setor produtivo com apoio de diversas entidades e associações como do Ministério da Agricultura, com destaque para a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/MAPA), do Sebrae, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).    

Com o suporte de entidades e empresas parceiras, os organizadores da Semana do Pescado, até 15 de setembro, pretendem descentralizar as ações dos grandes centros de produção e consumo para atingir todas as cidades brasileiras. Os resultados de edições anteriores mostram um aumento entre 30% e 50% nas vendas no varejo no período da campanha.

Lançamentos

 Os produtos porcionados e pré-preparados facilitam uma mudança de hábito imposta pela pandemia. Até 2019, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), 60% do consumo brasileiro de pescados eram feito fora do lar.  Esse aumento na demanda impulsionou também lançamentos na indústria, que passou a oferecer mais peixes e frutos do mar congelados e em porções variadas adequadas às mais diversas ocasiões e quantidade de consumo. Isso facilita também a comercialização por todos os portes de varejistas.

Saudabilidade

O consumo de peixes está entre as principais indicações de especialistas para uma dieta saudável. Está associado também ao crescente interesse do brasileiro pela culinária. Pela grande variedade de oferta, o pescado oferece essa possibilidade de múltiplas formas de preparo combinando com vários momentos de consumo.

Mais informações: www.semanadopescado.com.br   

 

 

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080