Após greve, Reckitt recupera vendas
22/06/2018 às 10:42

A fabricante de bens de consumo britânica Reckitt Benckiser (RB), dona de marcas como Veja, Jontex e Vanish, perdeu cinco dias de vendas devido aos 11 dias de paralisação dos caminhoneiros ocorrida no fim de maio. Sem receber insumos ou faturar mercadorias, a fábrica em São Paulo freou a produção.

Mas o resultado do segundo trimestre não será afetado pois a expectativa é recuperar os dias perdidos em junho, diz Gonzalo Balcazar, diretor de vendas da RB. "Nossa fábrica voltou à normalidade alguns dias depois". Segundo ele, o impacto não foi maior porque atacadistas e varejistas trabalham com estoque médio de 30 dias. Embora o nível de ruptura tenha aumentado um pouco, não é algo que irá interferir nos resultados da empresa. "Pouco tempo depois da paralisação, a chegada de matéria-prima e o faturamento de mercadorias [para distribuição] foram normalizados", disse o diretor.

Balcazar disse que a RB tem observado desempenho positivo nas vendas desde 2017. Há ligeira melhora em categorias como de alvejantes e limpadores multiuso. A RB adotou a estratégia de produzir embalagens maiores e intensificou promoções. Com isso, cresceram as vendas de alvejante sem cloro, uma das principais categorias para a empresa, que detém dois terços desse mercado.

De janeiro a março deste ano, a receita da RB somou US$ 4,4 bilhões, alta de 23% em base anual.

(Fonte: Valor Econômico)

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080