O Brasil caminha para atingir a vacinação de 40% da população, contando a imunidade completa. Já o número de pessoas que receberam a primeira dose passa dos 64% dos brasileiros. Em Minas, a taxa de vacinados com as duas doses está um pouco abaixo dos 35%. Assim, com o avanço nas aplicações, especialistas têm observado uma diminuição nos cuidados básicos para evitar transmissões locais.
Devido a essas negligências em cuidados básicos, ambientes que comportam uma grande quantidade de pessoas estão renovando suas campanhas de combate ao Coronavírus. A princípio, as campanhas procuravam reforçar a ideia de que o vírus ainda estava presente, com informações atualizadas sobre a pandemia. Hoje, no entanto, com o avanço das informações, vemos campanhas que buscam incentivar a vacinação até mesmo com propostas e promoções que demandam a comprovação da vacina para que o consumidor possa ter vantagens em produtos.
Um dos supermercados que têm mantido os cuidados em dia é o Santo Antônio, localizado em Bicas, na Zona da Mata. Segundo Paula Bertelle, diretora de RH da empresa, desde o início a preocupação era passar segurança ao consumidor, por meio de um cuidado entre os colaboradores. "Nós criamos listas de transmissão entre os funcionários para divulgar as notícias sobre a pandemia. Tivemos também ajuda da Prefeitura por meio de uma parceria que contribuiu para o debate entre os fiscais municipais e os colaboradores do supermercado", conta.
Em Pará de Minas, região central do estado, Edilaine Silva fala também sobre as boas práticas da empresa em que trabalha. "Aqui no supermercado Panelão nós criamos um comitê para repassar as notícias mais atualizadas para todos os colaboradores. Com o início da vacinação, acompanhamos também o calendário e divulgamos as datas para os funcionários", afirma a analista de RH do supermercado. Ainda segundo Edilaine, a empresa conta com alguns funcionários que estão no primeiro emprego, o que aumenta a preocupação. Devido a empregar jovens de 17 anos, por exemplo, foi criada uma norma interna para solicitar o cartão de vacina de quem já passou pelos postos do município.
Postura ativa de empresas
A busca pela imunidade completa gera mais segurança entre funcionário e clientes. Empresas que demonstram uma postura de preocupação em relação à saúde pública são bem vistas por toda a cadeia de distribuição. É por isso que supermercados, lugares com ampla circulação, precisam estar em dia com os protocolos de proteção contra a Covid-19.
Em Brumadinho, O supermercado Empório Casa Branca também tem aplicado boas ideias práticas para incentivar a vacinação de seus clientes e funcionários. Para todos que se vacinam, a empresa distribui alguma lembrança, juntamente com um bilhete dos proprietários, em agradecimento.
Segundo Cida Teixeira, assistente administrativo da empresa, as estratégias dão certo, e a ideia está aprovada entre os funcionários. "A maioria dos colaboradores já se vacinou. Agora, estamos em busca de divulgar mais informações também para os clientes da loja. É preciso difundir ao máximo as informações que temos. Convido todos os colegas supermercadistas a fazerem o mesmo", finaliza.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05