Centro de inovação voltado para o varejo será inaugurado em Curitiba
28/09/2021 às 17:07

O varejo brasileiro ganha, neste dia 30 de setembro, o HIPE, um centro de inovação para os varejistas que desejam melhorar seu posicionamento no mercado e potencializar o seu negócio de forma inovadora. Durante uma live de lançamento, serão apresentadas as iniciativas HIPE SPACE, com o Ambiente Físico, e Incubadora com o programa de pré-incubação. Também será apresentado o Instituto HIPE Lab, que iniciará suas atividades com o Laboratório Virtual de Autosserviço para o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias.

Em um espaço colaborativo de 2 mil metros quadrados para 300 posições de trabalho, o HIPE está localizado em Curitiba, no bairro Rebouças e tem como sponsors (patrocinadores) a RP Info, especialista em sistemas para gestão e automação para o varejo, e a Siga Cred, administradora de serviços financeiros.

Apesar de registrar crescimento, a inovação no varejo brasileiro ainda possui muito espaço para expandir. Segundo a CEO do HIPE, Mariane Pocai, com os consumidores cada vez mais ambientados com a tecnologia, é essencial que o varejo se adapte e passe a oferecer uma experiência de compras mais tecnológica, moderna e atenta aos interesses e necessidades do cliente. “É nesse cenário que inauguramos o HIPE Innovation Center, que surge com o propósito de conectar, impulsionar e desenvolver pessoas, ideias e negócios para potencializar o ecossistema de varejo”, destaca.

A estrutura do HIPE SPACE contará com salas privativas, espaço aberto para trabalho, salas de reunião, ambientes de descompressão e para os mais diversos eventos.

Para integrar este ambiente físico neste primeiro momento, será pré-lançada a Incubadora, com um edital disponível para os interessados em participar do processo de pré-incubação. Também será lançado o laboratório virtual do HIPE Lab, um simulador de supermercado com ambiente de aproximadamente 500 metros quadrados, que funcionará também como um laboratório para pesquisas realizadas com o consumidor.

A tecnologia cria uma experiência imersiva de compras e de gestão através de aplicações web e óculos VR, possibilitando demonstrações, testes e uma alta visibilidade de marca para o público-alvo.

“Em um espaço em 3D, tanto os varejistas quanto o público vão poder fazer uma jornada de conhecimento em que poderão identificar quais são os parceiros do HIPE Lab e quais tecnologias eles estão desenvolvendo para melhorar os processos do varejo”, explicou COO do HIPE, Ricardo Pontes.

Com o objetivo de gerar inteligência de mercado, o HIPE Lab não possui fins lucrativos e será responsável pelos laboratórios de testes, pelas pesquisas e estudos realizados por experientes profissionais do mercado, varejistas, consultores e membros do universo acadêmico, que estarão unidos para trazer informações de grande relevância para o varejo mundial.

O HIPE foi idealizado para estimular a criatividade e a inovação de todos que passam por lá. Para isso, o próprio ambiente já nasce inovador, com cozinha compartilhada, espaço externo de convivência, espaço para happy hour, bicicletário e estacionamento para visitantes.

Para participar do HIPE Lab, é necessário preencher o cadastro no site www.hipe.cc/lab informando o interesse em ser associado e aguardar a análise.   

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080