Com o intuito de levar autoconhecimento, reflexões e dicas para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os seus colaboradores, a Rede Tonin disponibilizou, no dia 28 de setembro, palestras com o especialista em inovação e alta performance, Arthur Shinyashiki.
Segundo Luiz Antônio Tonin, presidente da Rede Tonin, cada dia é um novo despertar e a data 28 de setembro ficará marcada para os colaboradores da empresa. “Estamos passando por momentos desafiadores, uma pandemia que fez mudar o comportamento de todos, o que traz oportunidades e desafios para cada um de nós, pois tudo é novo. Por esse motivo, nos preocupamos em trazer para os nossos colaboradores conhecimentos que vislumbrem novos horizontes, para que eles possam despertar e buscar o desenvolvimento contínuo, tanto na área pessoal quanto profissional, atingindo bons resultados em todos os aspectos de sua vida”, esclareceu.
Através da palestra “O Despertar! – uma experiência que vai transformar você”, Shinyashiki apresentou um compilado do que aprendeu sobre o ser humano ao longo de seus estudos e observações. De acordo com ele, é preciso estar atento para um novo tempo que nos convida a ser diferente. “Não sabemos o que virá para 2022 e 2023, mas as coisas irão mudar. Para isso é preciso o despertar de nossa consciência. O quanto você irá mudar e fazer coisas diferentes para ter resultados também diferentes? Quando você muda, o seu mundo muda”, explicou.
Para que todos entendessem, Shinyashiki aplicou um exercício em que o (a) colaborador (a) deveria listar três sucessos e três fracassos pessoais ao longo de 2021, em que o sucesso são atitudes concretizadas como, por exemplo, viajar nas férias, e fracasso seria algo não realizado, como a adoção diária de uma atividade física ou ter mais tempo para os filhos.
O exercício permitiu descobrir o padrão que impede as pessoas de realizarem as suas ações e planos de vida. “O padrão, tanto para o sucesso quanto para o fracasso, é determinado por você mesmo. Você é o padrão da sua vida, o criador da sua realidade”, frisou o palestrante.
A partir disso, surgem vários insights. A capacidade de resolver problemas de forma eficaz, e muitas vezes simples, implica em inovação, e essa característica destaca os profissionais de uma empresa. O processo de desenvolvimento constante está alicerçado em fazer as coisas com rapidez, sem perda de tempo; estar presente na atividade a ser realizada, com foco e sem distrações internas e externas; desenvolver habilidades, cocriar e colaborar com as pessoas ao seu redor, além de ter paixão pelo que faz através de disciplina, motivação e conexão com a sua profissão.
“Colaborar e cocriar com as pessoas no trabalho é ser mais humano e evoluir, construir e compartilhar. Com isso, todos crescem e prosperam. Já a paixão é o combustível que fará você chegar ao próximo nível”, afirma Shinyashiki.
Sucesso é uma atitude
Reunir todos os colaboradores, de todas as lojas, num único dia para assistir à palestra não foi fácil. A mobilização para tal feito envolveu diversos fatores e esforços dos departamentos de Comunicação Estratégica, Recursos Humanos e Operacional para a sua realização.
O resultado foi um sucesso e mais de 1.800 colaboradores tiveram a oportunidade de aprender e refletir sobre as suas atitudes nos âmbitos pessoal e profissional. Isso reforça o que Shinyashiki disse: “O sucesso é silencioso e acontece antes de vermos o resultado. O sucesso é uma atitude.”
Para Lilian Tonin, gerente de Mídia da Rede Tonin, a palestra foi ao encontro da estratégia de evolução da empresa. “Ser apaixonado pelo que faz é um diferencial que traz novo sentido para tudo, além de resultados melhores para a empresa e para todos. Temos o desafio de ver as coisas sob novas formas. Bora despertar!”, finaliza.
Fundada em 1962 pelo empresário Luiz Tonin, em São Sebastião do Paraíso (MG), a Rede Tonin é uma empresa familiar que já está na terceira geração de diretores e tem forte atuação no interior de Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, a empresa opera 18 lojas nos formatos supermercado e cash & carry (conhecido como “atacarejo”, fusão das palavras atacado e varejo) e emprega aproximadamente 2.200 colaboradores. Está em processo de expansão bastante acelerado e deve inaugurar em 2022, novas lojas em Araraquara, Pirassununga, Porto Ferreira, Jaboticabal, Bebedouro, São Joaquim da Barra, São Sebastião do Paraíso e mais um Centro de Distribuição (CD) em Jardinópolis para atender lojas do Estado de São Paulo. Nos próximos anos a meta é chegar a 40 lojas.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05