Rede Epa Supermercados promove ações sociais e contribui para instituições filantrópicas de Minas Gerais
25/06/2018 às 10:46

Já faz bastante tempo que a rede Epa Supermercados se tornou uma grande parceira da comunidade. Primeiramente começou com o cidadão belo-horizontino e aos poucos foi aumentando essa presença para outras regiões. Mais precisamente, em 1950, com uma pequena mercearia na região. Oeste da capital mineira, depois, em 1972, presenteia os moradores da cidade com o primeiro supermercado da empresa.

 

Mais tarde, em 1996 decidiu dar outro presente à capital: um supermercado VIP, com foco em mais prestação de serviços e produtos diferenciados. A empresa cresceu. A capital ficou pequena para sua atuação e hoje está entre as dez maiores empresas do País com 130 lojas e 13 mil funcionários.

 

Além desses milhares de colaboradores que têm na empresa a sua fonte de renda e, em boa parte deles, o sustento da família, e dos milhões de clientes que encontram nesse “vizinho” o abastecimento diário, a DMA Distribuidora passou a beneficiar também um terceiro setorEste não trabalha no grupo, não vai às lojas, mas despertou a atenção da direção e de profissionais da empresa. Várias entidades beneficentes e pessoas que dependem delas têm no seu dia a dia o valor de outro lado da rede supermercadista, o da responsabilidade social.

 

Uma dessas ações é a campanha em benefício do Hospital da Baleia para construção e manutenção do Núcleo de Pediatria. O recolhimento de doações dos clientes como o troco, em espécie, ou no cartão de crédito ou débito permitiu à DMA Distribuidora apoiar esta necessidade do Hospital da Baleia que sofre pela falta de repasses do poder público. A campanha está em vigência nas lojas, sem prazo para terminar, com o objetivo de contribuir com a entidade hospitalar e amenizar a necessidade contínua de permanecer ativa no tratamento da população mais carente.

 

Algo próximo de R$ 8,5 milhões numa parceria entre o Epa Supermercados e os clientes já foram repassados ao Hospital da Baleia em dois anos de parceria. E isso só foi possível porque os clientes responderam “sim” à simples pergunta dos caixas do EPA: “gostaria de doar seu troco ou qualquer outro valor para o Hospital da Baleia?”. Parceiros num inovador e exitoso projeto de captação de recursos, o EPA Supermercados e o Hospital da Baleia servem, atualmente, de benchmarking para várias instituições do País.

 

O grande diferencial dessa parceria foi a implantação da doação nos cartões de crédito e débito. “Depois de irmos ao Baleia para conhecer a realidade tivemos certeza de que ajudaríamos, mas a ideia era fazer algo diferente”, revela o diretor de Marketing do EPA Supermercados, explica Roberto Gosende. “Começamos a pensar na proposta da doação no cartão, porque tínhamos certeza de que alavancaria as doações”.

 

Porém, para possibilitar essa arrecadação, foi preciso esforço da empresa tanto no preparo dos colaboradores quanto na adaptação do sistema de recolhimento no caixas. Mas isso não foi empecilho para quem queria fazer o bem. “Fizemos um intenso trabalho com nossa área técnica para adaptar o sistema do Epa para esse fim. Deu certo e hoje temos muito orgulho em atuar como ponte entre o Hospital da Baleia e os clientes que aceitam doar qualquer valor para o trabalho da instituição”, comemora Gosende.  

 

Ele informa ainda que o investimento em treinamento da equipe foi grande e continua diariamente para que os colaboradores, principalmente os operadores de caixa, fiquem cientes do quanto a contribuição de cada um deles é importante para esta causa. “Eles visitaram o Hospital da Baleia muitas vezes, participaram de atividades, conheceram a história de vários pacientes e tiveram acesso a informações importantes sobre a vida no Baleia e a vida do Baleia” relata o diretor.

 

Todo o valor doado pelos clientes do Epa é repassado integralmente ao Hospital da Baleia para manutenção da Oncologia Pediátrica. Neste período, foram feitos mais de 90 mil atendimentos infantis, incluindo 48.531 exames, 22.181 consultas, 12.403 internações, 3.244 cirurgias e 2.569 sessões de quimioterapia.

 

São números que a diretora-presidente do Hospital da Baleia, Tereza Guimarães Paes, faz questão de reforçar o papel de responsabilidade social da rede supermercadista ao endossar a campanha. “O Epa entendeu nosso problema e se prontificou a criar uma solução para fomentar a captação. Empresas que atuam de forma responsável no meio onde estão inseridas, com certeza, têm um diferencial competitivo no mercado. E o Epa tem dado um belo exemplo, assim como outros parceiros do Baleia”, ressalta.

 

A credibilidade e transparência da campanha da rede Epa com o Hospital da Baleia, como as demais doações recebidas pela instituição, são atestadas por constantes processos de auditoria, tanto do Ministério Público, quanto de auditorias externas independentes. Além disso, as prestações de contas são divulgadas no site do Hospital da Baleia e periodicamente nas redes sociais e eventos diversos.

 

Ainda no apoio a entidades voltadas para a saúde, a rede Epajá desenvolveuinúmeras  campanhas como a “Solidariedade em Dobro”, através da qual eram recolhidas embalagens PETs de refrigerantes que eram  vendidas e odinheiro obtidoera,integralmente, revertido à Associação dos Leucêmicos do Estado de Minas Gerais (Leuceminas).

 

Também como forma de apoiar a Leuceminas, a DMA Distribuidora promove eventos como shows e cursos voltados para a comunidade e recolhe alimentos como valor da inscrição dos participantes. Essa arrecadação é destinada à Associação dos Leucêmicos e ao Núcleo Assistencial Novo Céu, instituição filantrópica que acolhe em regime de abrigo crianças e adultos com paralisia cerebral em situação de vulnerabilidade social. 

*Confira a matéria completa na Revista Gôndola do mês de junho

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080